Diretora da Coppe discute cidades e os desafios climáticos em evento “G20 no Brasil”

Planeta COPPE / Baixo Carbono / Cidades Inteligentes / Institucional Coppe / Notícias

Data: 16/05/2024

Professora Suzana Kahn – foto de Fabio Cordeiro (O Globo)

A diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, participou nesta quinta-feira, dia 16 de maio, do painel “Como preparar as cidades para os desafios climáticos e a promoção do bem-estar dos cidadãos”, promovido pela Editora Globo, na série “G20 no Brasil”.

Professora Suzana ressaltou a importância de capacitação da população para lidar com as novas tecnologias, de modo a conter o agravamento da desigualdade socioeconômica. “Quanto mais se exige de conhecimento e tecnologia, mais se abre a ‘boca do jacaré’. E se nada for feito para capacitar essas pessoas para viver essa revolução 4.0, mais desigual vai ser a sociedade e as cidades vão perdendo protagonismo na economia regional e mundial”.

A diretora da Coppe destacou que a tecnologia precisa chegar à gestão pública. “Ela pode ajudar a mostrar e mapear onde e quem está precisando mais, onde está mais carente. Há uma dificuldade enorme de usar recursos já disponibilizados. Até hoje há recursos parados na Caixa Econômica Federal por causa das chuvas de 2011, em Petrópolis. Se não casar as duas coisas, abre-se um precedente para a corrupção. É preciso ter cuidado e fazer o dinheiro chegar na ponta”, alertou.

  • Mudanças Climáticas
  • Mudanças Climáticas e Cidades