Diretoria entrega Prêmio COPPE Mérito Acadêmico 2006
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Elétrica / Institucional Coppe / Notícias
Data: 03/04/2007
A Diretoria da COPPE fez a entrega oficial do Prêmio COPPE Giulio Massarani – Mérito Acadêmico 2006 aos professores Eugenius Kaszkurewicz, do Programa de Engenharia Elétrica, e Webe João Mansur, do Programa de Engenharia Civil, em cerimônia realizada, no dia 02 de abril, no auditório da instituição.
Concedido aos docentes que se destacam pela produção acadêmica e pela formação de recursos humanos, o Prêmio COPPE, criado em 1998, já tornou-se uma tradição na instituição e seu resultado é aguardado com grande expectativa pelos docentes. Além de estimular a produtividade acadêmica, é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos professores no decorrer de sua trajetória profissional.
O critério de avaliação para a escolha dos vencedores baseia-se na produtividade dos pesquisadores nos últimos três anos, destacando o número e a qualidade de suas contribuições. Entre os critérios estabelecidos destacam – se o número de trabalhos publicados em periódicos científicos e congressos, nacionais e internacionais, o número de citações dos trabalhos na literatura técnico – científica internacional e o número de dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas pelos docentes.
Conheça o perfil dos premiados
Eugenius Kaszkurewicz
Graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1970, obteve os graus de Mestre e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ, em 1972 e 1981 respectivamente. No período em que cursou o pós-doutorado, entre 1985 e 1987, foi Pesquisador Associado e lecionou na Universidade de Santa Clara, na Califórnia.
O Professor Eugenius atua nas áreas de Sistemas de Controle e Computação de Alto Desempenho para sistemas de grande porte em diferentes tópicos, tais como Teoria de Estabilidade; Teoria de Matrizes; Modelos Matemáticos de Computação Paralela Assíncrona; Com aplicações a Sistemas de Energia Elétrica; Redes Neuronais; Algoritmos Interativos; Modelos de Sistemas Ecológicos; Sistemas de Detecção de Falhas; Discriminação de Padrões.
O conteúdo dos dois livros que assina em co-autoria com o também professor da COPPE, Amit Bhaya, editados pela Springer 2000 e SIAM 2006, revela a clara perspectiva da atuação multidisciplinar do professor, cuja produção intelectual tem obtido repercussão internacional, somando no momento cerca de 350 citações registradas no “ISI – Web of Science”. Um de seus trabalhos sobre estabilidade de Redes Neuronais está na categoria dos artigos “highly cited” do Journal IEEE Transactions on Circuits and Systems.
Eugenius Kaszkurewicz orientou mais de 30 teses, sendo 12 de doutorado, publicou mais de 34 trabalhos em periódicos internacionais indexados, 49 artigos em congressos internacionais e 32 em congressos nacionais. Participou da fundação da Sociedade Brasileira de Automática em 1975 e foi vice – Presidente da entidade no período de 1989 a 1991. Durante oito anos foi Editor Associado do Journal Automatica, periódico da International Federation for Automatic Control – IFAC.
Na COPPE desde 1975, está vinculado ao Programa de Engenharia Elétrica, do qual é Professor Titular desde 1993 e foi Coordenador de 1982 a 1983. Participou da criação do atual Laboratório de Computação de Alto Desempenho da COPPE, em 1988, o qual esteve a frente como coordenador de 1988 a 1992.
No período de 1990 a 1993 foi coordenador do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica do CNPq, Conselho do qual é bolsista de pesquisa IA desde março de 1996. Também foi Presidente da Comissão de Avaliação de Docentes (CAD) da COPPE, de 1994 a 1998 e, posteriormente, Diretor de Assuntos Acadêmicos da instituição no período de 1998 a 2003. De 1999 a 2002 foi Coordenador do Comitê de Engenharia da FAPERJ e ocupou o cargo de Diretor de Tecnologia da Fundação em 2002.
Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2004, Eugenius é Secretário Executivo Adjunto e Chefe da Assessoria de Coordenação dos Fundos Setoriais do Ministério da Ciência e Tecnologia, cargo que assumiu no início de 2004 e no qual permanece a frente até o momento.
Webe João Mansur
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1971, obteve o grau de Mestre em Engenharia pela COPPE/UFRJ, em 1975, e o de Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Southampton, Inglaterra, em 1983. Iniciou sua carreira como professor no Programa de Engenharia Civil da COPPE, em 1976 e em 1996, por Concurso Público, tornou-se Professor Titular do Programa, onde atua até hoje.
Pesquisador 1A do CNPq, Webe orientou 41 dissertações de Mestrado, 23 teses de Doutorado e 23 trabalhos de graduação em Iniciação Científica e Projetos de Final de Curso. É co-autor de 55 artigos publicados em periódicos internacionais indexados e seis capítulos de livros. Possui 168 trabalhos publicados em anais de congressos internacionais e nacionais e 20 artigos publicados em revistas nacionais.
O professor possui produção acadêmica e científica de repercussão internacional, cujos trabalhos já desdobraram em mais de 500 citações em revistas indexadas. Suas atividades acadêmicas, voltadas principalmente para mecânica computacional, estão concentradas nas seguintes áreas de Engenharia de Estruturas, Recursos Hídricos, Geofísica Aplicada, Acústica e Modelagem de Bacias com ênfase na Tectônica Salífera.
No decorrer de sua carreira, Webe tem coordenado e colaborado com projetos de P&D de Agências Governamentais, principalmente CNPq, CAPES e FAPERJ. Membro do Comitê editorial da revista Engineering Analysis with Boundary Elements, atua como revisor em várias revistas nacionais e internacionais. Também tem desenvolvido trabalhos em colaboração com grupos de pesquisa da UFRJ e de outras universidades, no Brasil e no exterior, já tendo participado de 322 bancas examinadoras voltadas para concursos para Docente, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e exames de qualificação.
Nos últimos anos, o professor tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas computacionais baseados nos métodos dos elementos finitos, das diferenças finitas e dos elementos de contorno e também no desenvolvimento de modelos numéricos para problemas da física – matemática.