Doutor pela Coppe conquista Prêmio Marie Curie da União Europeia para pesquisa em energia renovável

Planeta COPPE / Energia / Engenharia Civil / Notícias

Data: 16/03/2023

Cristian no Laboratório de Centrifuga Geotécnica da Université Gustave Eiffel

Como fruto dos estudos realizados durante seu doutorado no Programa de Engenharia Civil da Coppe/UFRJ, o pesquisador Cristian Yair Soriano Camelo obteve a prestigiada Marie Curie Fellowship, considerada como premiação, para desenvolver uma pesquisa na Université Gustave Eiffel, na cidade de Nantes (França). A Fellowship é uma das mais cobiçadas distinções concedidas pela União Europeia a jovens cientistas no mundo.

A pesquisa de Cristian será desenvolvida no âmbito do projeto que ele executará intitulado Sharewind, que tem como objetivo investigar a implementação de âncoras mutualizadas (shared anchors) em solos argilosos moles, como uma solução para reduzir os custos na instalação de turbinas eólicas flutuantes. O pesquisador explica que uma âncora mutualizada é capaz de manter ancoradas mais de uma turbina ao mesmo tempo, formando uma espécie de conexão entre elas. “Com a crescente demanda por energia renovável, as turbinas eólicas flutuantes se tornaram uma parte importante do cenário de energia renovável”, destaca.

Cristian concluiu seu doutorado na Coppe, em 2021, sob a orientação dos professores Márcio Almeida e Maria Cascão, do Programa de Engenharia Civil. Sua tese consistiu nos estudos de respostas sísmicas de taludes submarinos. Para realizar a pesquisa, Cristian explica que, na área de Geotecnia da Coppe, utilizou modelos físicos em uma centrífuga geotécnica e, a partir dos resultados obtidos, realizou modelagens numéricas. Parte dos estudos ocorreu na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde passou um ano, como parte do doutorado-sanduíche.

A tese de Cristian já fora contemplada, em 2022, com uma menção honrosa do Prêmio Costa Nunes concedido pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). A pesquisa realizada é um desdobramento do estudo que fez sobre melhoramento de solos moles, durante seu mestrado, que também foi orientado por Márcio Almeida, professor de Engenharia Geotécnica. Tanto no mestrado como no doutorado, Cristian foi bolsista Nota 10 da Faperj.

Uma âncora mutualizada é capaz de manter ancoradas mais de uma turbina ao mesmo tempo

No momento, Cristian é pesquisador visitante na própria Uni.Eiffel, onde está concluindo um pós-doutorado, iniciado em 2021, com atuação em um projeto de aterros estruturados sob solicitações dinâmicas em solo compressível. O projeto “Sharewind” tem previsão de início entre os próximos meses de junho e julho. “O programa de fellowships Marie Curie reconhece a excelência acadêmica e científica de jovens pesquisadores e lhes oferece a oportunidade de realizar projetos de pesquisa inovadores em uma instituição de pesquisa europeia”, comemora o pesquisador, que receberá €4.500 mensais por dois anos, além de recursos de bancada para a sua pesquisa.

Mesmo estando envolvido com os estudos das âncoras mutualizadas, Cristian acredita que conseguirá manter vínculos com a UFRJ, principalmente porque a área de Geotecnia da Coppe e a Uni. Eiffel estão finalizando um acordo de cooperação para projetos relacionados à sustentabilidade, no qual a Geotecnia será um dos quatro pilares. As duas instituições já realizam pesquisas conjuntas desde 2011, e agora no início de março uma comissão da Uni. Eiffel esteve na Coppe para discutir detalhes do novo acordo, que posteriormente agregará os outros dois grupos que se juntarão na cooperação.