Doutora pela Coppe recebeu Prêmio Nacional Cátedra Abertis
Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 09/10/2024
A doutora Verônica Ghisolfi, do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ, foi laureada com o Prêmio Nacional Cátedra Abertis – doutorado em Mobilidade Sustentável 2024, reconhecendo sua tese como a melhor defendida em 2023 no Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu em 25 de setembro, em São Paulo. Apesar de não ter podido comparecer, Verônica foi representada pelos professores Glaydston Ribeiro e Gisele de Lorena Chaves, orientadores de sua tese, e recebeu também um prêmio de 5 mil euros.
A pesquisa de Verônica aborda os desafios enfrentados na descarbonização do transporte de cargas e a lenta implementação de políticas necessárias para atingir as metas climáticas. Utilizando um modelo de simulação dinâmica, seu trabalho analisa os efeitos de medidas de descarbonização no transporte de cargas ao longo dos próximos 30 anos, aplicando o modelo ao sistema brasileiro. O estudo explora alternativas mais sustentáveis, como eletrificação, aumento do uso de biocombustíveis, renovação da frota e transferência modal.
O Prêmio Cátedra Abertis é concedido pelo Grupo Arteris de Concessões de Rodovias e faz parte de uma iniciativa da Fundacion Abertis, da Espanha, que apoia trabalhos acadêmicos na área de Transportes em cinco países: Espanha, França, Chile, Porto Rico e Brasil. A premiação conta com a participação de seis instituições renomadas, incluindo a Universidade Politécnica da Cataluna e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Saiba mais: Doutora pela Coppe conquista Prêmio Nacional Cátedra Abertis
- Descarbonização
- Mobilidade Sustentável
- transportes