EloGroup: Como uma startup criada na Coppe conquistou o mundo dos negócios
Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Engenharia de Produção / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 25/11/2024
Durante o encontro “Jornadas da Inovação”, realizado pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ no dia 13 de novembro, os fundadores da EloGroup, Rafael Clemente e Jaime Frenkel, compartilharam a inspiradora trajetória da consultoria, que teve sua origem na Coppe e se tornou um exemplo de sucesso para empreendedores.
Criada em 2007 nas dependências da Incubadora, a EloGroup passou de uma pequena startup para uma empresa sólida, com 650 funcionários e escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, além de estar prestes a abrir um novo escritório em Houston, nos EUA.
Com uma trajetória impressionante, a EloGroup, que já faturava R$ 39 milhões ao ano, ao completar ima década, foi eleita várias vezes uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, pela Great Place to Work.
Segundo, Marcos Chaves, head da Incubadora da Coppe, “o sucesso da EloGroup é uma inspiração para outros empreendedores, especialmente aqueles que buscam transformar boas ideias em grandes negócios”. A consultoria se destaca no apoio a grandes empresas, como Petrobras, Coca-Cola e Natura, em suas jornadas de inovação e transformação digital, criando estratégias inovadoras que geram resultados significativos tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Jaime Frenkel, ao refletir sobre a jornada de amadurecimento de uma startup, destacou a importância de compreender as necessidades das empresas parceiras desde o início. Ele explicou que, para uma startup, é crucial entender o estágio em que a empresa contratante se encontra, seus problemas e como sua solução pode agregar valor. A jornada de inovação passa por diferentes etapas: desde a inserção da inovação na pauta executiva, até a criação de uma missão ambiciosa, escalando o negócio e alcançando os sonhos. Para ele, é fundamental estar preparado para os desafios e se tornar um parceiro estratégico no processo de transformação das empresas.
A EloGroup foi fundada como um spin-off do Grupo de Produção Integrada, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, e começou com o grande desafio de se destacar em um mercado competitivo, já dominado por grandes empresas de consultoria. Rafael Clemente, CEO da EloGroup, compartilhou que, mesmo com pouca experiência no mercado – na época da fundação, ele tinha 25 anos de idade, um tempo que o mercado espera de experiência, não de idade – o foco da empresa foi usar seu conhecimento técnico para criar uma abordagem robusta e diferenciada. No início, o desafio era conquistar clientes e demonstrar que sua metodologia de trabalho era eficaz. O primeiro contrato, no valor de R$ 10 mil, foi um marco que permitiu à empresa construir sua reputação. A partir daí, a tecnologia de negócios da EloGroup começou a gerar resultados visíveis, que atraiu a atenção de mais empresas, permitindo à consultoria expandir seu portfólio de clientes.
A experiência da EloGroup serve como um exemplo de como uma startup pode se transformar em uma potência no mercado, mesmo começando com poucos recursos. Marcos Chaves ressalta ainda que a trajetória da EloGroup é uma valiosa lição para novas empresas que buscam ingressar no mercado B2B, mostrando como uma startup, formada dentro da Coppe, conseguiu conquistar mais de 300 clientes corporativos, incluindo algumas das maiores empresas do Brasil.
O encontro “Jornadas de Inovação” também teve a participação de especialistas do Instituto de Tecnologia Flextronics (FIT) que apresentaram o Programa OASIS – o primeiro voltado para aceleração totalmente hands-on (envolvido diretamente nas atividades) e gratuito do Brasil. Trata-se de um programa com aportes de até R$ 400 mil por startup, sem equity, ou seja, sem que o FIT participe da empresa como sócio.
- Consultoria
- empreendedorismo
- Inovação
- Spin-off