Em debate realizado na Coppe, jornalista critica os rumos da economia
Planeta COPPE / Notícias
Data: 30/11/2015
A Coppe promoveu nesta quinta-feira, 26 de novembro, um debate sobre a economia brasileira, com a presença do jornalista e economista José Carlos de Assis, autor do livro “Os sete mandamentos do Jornalismo Investigativo”.
Assis criticou a paralisação das obras de infraestrutura e a política macroeconômica contracionista, defendida pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que busca o ajuste das contas públicas e a retomada na geração de superávits primários. “Quando você faz superávit, você tira mais da economia do que dá a ela. Precisamos de juros baixos e uma política cambial que favoreça a exportação”, avaliou o jornalista, que se mostrou favorável à volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), mas, no futuro, após a retomada do crescimento econômico. “Reforma tributária em momento de retração é suicídio. Que é o que o governo Levy está fazendo”, afirmou.
Em sua avaliação, a superação da crise político-econômica passa pela realização de um pacto suprapartidário, a fim de “juntar massa crítica para controlar o capitalismo e regulá-lo”. Para o jornalista, a Operação Lava-Jato peca pela inexperiência dos promotores, que responsabilizam as empresas pelos crimes de seus gestores, causando prejuízos à economia do país. “Corremos o risco de acabar com todas as grandes empreiteiras do país. Aí, faremos o quê? Entregaremos nossas futuras obras às empresas estrangeiras?”, criticou Assis.
O evento foi realizado, no auditório do Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (SAGE), no Centro de Tecnologia 2 (CT2).