Em evento na China, professora Suzana Kahn alerta para a urgência no enfrentamento aos desafios do clima

Planeta COPPE / Energia / Notícias

Data: 27/03/2023

A vice-diretora da Coppe/UFRJ e diretora do Centro China-Brasil, professora Suzana Kahn, participou em Pequim, nesta segunda-feira, dia 27 de março, da sessão “Think tanks, universidades e ação local”, do evento “China-Brasil, diálogo sobre Desenvolvimento Sustentável”, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e pelo Center for China & Globalization (CGC).

No evento, professora Suzana alertou para o encurtamento dos prazos para que a comunidade internacional responda aos desafios do clima. “É relevante que a gente passe a agir mais rápido. O tempo está ficando curto. O que considerávamos longo prazo está se encurtando. Quando comecei a estudar mudanças climáticas, era algo que pensávamos para os nossos netos. Depois, passou a ser algo relativo à geração de nossos filhos. Agora é algo que impacta a nós mesmos”.

“A ciência é fundamental, mas temos de ser mais inovadores. Se o conhecimento científico não vai para o mercado, se não é aplicado, ele não vai trazer resultados. Portanto, vejo que estamos pecando nessa transição para a inovação. São anos de investimento que devem ser revertidos para a sociedade, para o desenvolvimento”, destacou a vice-diretora da Coppe.

A sessão discutiu o tema “Soluções para desenvolvimento sustentável e transição energética”, com a participação de Shengen Fan (Academy of Global Food Economics and Policy, China Agricultural University), Karin Costa Vazquez (Non-Resident Senior Fellow, Center for China and Globalization), Marina Piatto (Diretora Executiva da Imaflora), Fabiana Villa Alves (Embrapa) e Luiz Gustavo Nussio (USP/Esalq), sendo moderada pelo presidente do CGC, Henry Wang.

• Centro China-Brasil