Empreendedores da Rocinha participam de aula interativa na Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Notícias

Data: 08/11/2022

Os empreendedores sociais Marcelo Queiroz, da ONG Família na Mesa, e Monica Garcia, da Torre Verde – Rocinha, participam nesta quarta-feira, 9 de novembro, da disciplina Aulas interativas de Empreendedorismo, oferecida pelo Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ. A aula será realizada no Coppe-I, localizado na sala I-118, no Bloco I do Centro de Tecnologia, a partir das 13h30.

A disciplina é ministrada pelas pesquisadoras Aline Brufato e Eneide Maia, do Laboratório, Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS), sob supervisão do professor Roberto Bartholo (PEP), e desenvolve o método Territorial Effectuation Monitoring – desenvolvido pela professora Saras Sarasvathy, da Darden School of Business da University of Virginia (EUA) – para a criação e sustentação de negócios nas interfaces interiores e exteriores dos territórios populares.

O projeto do LTDS, coordenado por Bartholo, é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio do edital “Programa Favela Inteligente em apoio às bases para o parque de inovação social e sustentável na Rocinha”.

Como contribuição para o fortalecimento da articulação entre os atores locais da Rocinha e o ecossistema de CT&I do estado do Rio de Janeiro, o projeto pode ser vetor para o sistema Inova UFRJ através da dinamização de um ecossistema inovador aberto à cocriação no território da Rocinha, cuja replicação em outros territórios populares se apoie num sistema digital desenvolvido em escala ampliada.

A aula será transmitida pelo canal do Coppe-I no YouTube.

Sobre os empreendimentos

Família na Mesa é uma associação que cadastra e acompanha famílias da comunidade para ajuda imediata com cestas básicas, acompanhamento psicológico, indicação de atividades esportivas e de educação ambiental.

A Torre Verde-Rocinha é um projeto de economia circular e inovação tecnológica que inclui geração de energia verde através de placas solares, transformação de resíduos orgânicos em adubo por meio de um processo de aceleração de compostagem e o desenvolvimento de hortas comunitárias, reunidos em um único local.

O projeto teve início em 26 de outubro, com a apresentação dos empreendedores Carlos Pedro Jr., do Favela Solar, e Elaine Silva, do Carteiro Amigo.