Empresa graduada pela Incubadora de Empresas da Coppe recebe aporte da Finep

Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias

Data: 16/07/2019

A Mainô Sistemas, uma das empresas graduadas pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, recebeu no final de junho o aporte máximo, de R$ 1,245 milhão, entre as contempladas do programa Finep Startup, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Com sede no Rio de Janeiro e com um portfólio de mais de 600 clientes, a Mainô está no mercado há 13 anos e é focada em gestão fiscal para negócios.

A empresa tem como principal produto um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) que realiza todos os trâmites fiscais, desde a emissão notas até atualização de alíquotas. O sistema, em nuvem, também faz o gerenciamento de compra e vendas, controle de contas a pagar e gestão de vendas e estoque, atendendo ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Hoje, a empresa opera com o produto voltado para distribuidoras e indústrias, e com um módulo exclusivo, o Comex NF-e, com foco em empresas de importação e exportação.

Os recursos devem ser investidos em três setores prioritários: marketing, vendas e inovação. A expectativa do grupo é duplicar em 12 meses o faturamento, que em 2018 foi de R$ 3 milhões. “Na verdade, essa premiação ocorreu em 2016, na primeira edição do programa, que já está na quarta. É um aporte de capital, sendo R$ 995,00 da Finep e R$ 245 mil de investidores privados. Em três anos deveremos apresentar os resultados que possibilitarão novos aportes”, explicou um dos sócios da empresa, Felipe Gabriel Somolinos Fernandes.

O outro sócio majoritário da empresa é Eduardo Ferreira. Ele e Felipe Fernandes eram estudantes do curso de Ciência da Computação do Instituto de Matemática da UFRJ e foram bolsista da Fundação Coppetec. A Mainô Sistemas ingressou na Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ em 2006, onde permaneceu até 2019. Atualmente, a sede da empresa fica no Shopping Nova América e gera 29 empregos diretos.

• Finep