Engenharia Metalúrgica e de Materiais comemora 40 anos
Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias
Data: 14/06/2007
O fundador da COPPE, professor Alberto Luiz Coimbra, foi o grande homenageado durante a solenidade realizada no auditório da instituição, dia 14 de junho, que deu início às comemorações dos 40 anos do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) da COPPE e de sua integração com o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DMM) da Escola Politécnica da UFRJ. Devido ao seu trabalho, que permitiu a criação da COPPE, hoje uma referência em pós-gradução e pesquisa na área de engenharia, Coimbra foi o primeiro a receber uma placa comemorativa, entregue pelo professor Walter Arno Mannheimer, logo após proferir a palestra de abertura.
Com o auditório lotado, Walter Mannheimer, um dos fundadores do PEMM, deu início à solenidade, falando sobre a origem, o pioneirismo e a trajetória do programa, nessas quatro décadas. O palestrante convidado, Evando Mirra de Paula e Silva, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), também enfatizou a importância da Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE para desenvolvimento científico brasileiro.
Fundado em 1967, o Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da COPPE já formou 198 doutores e 624 mestres. Hoje, com 25 laboratórios, 28 docentes e 30 técnicos-administrativos, o PEMM possui 11 patentes nacionais. Foi no âmbito deste programa que a COPPE conquistou, em 2006, sua primeira patente internacional. Trata-se de uma tinta anticorrosiva produzida à base de nióbio. Desenvolvida pelo professor Luiz Roberto Miranda, a tinta poderá reduzir radicalmente os gastos em aços especiais que pesam no orçamento das indústrias, principalmente química e petrolífera.