Equipes da Coppe conquistam Prêmio ANP 2025
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Institucional Coppe / Notícias
Data: 09/12/2025

A Coppe/UFRJ voltou a mostrar por que é uma das maiores forças da ciência e tecnologia brasileira. A instituição brilhou na final do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025, com dois projetos premiados: o projeto Robô para inspeção de tubos de catalisador (CTAs), do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), premiado na Categoria II, e o Digital Twin de Dutos Flexíveis Submarinos, do Programa de Engenharia Civil (PEC), agraciado na Categoria VI. Ambos reforçam uma mensagem poderosa: quando universidades, laboratórios e indústria trabalham juntos, a pesquisa brasileira vai mais longe.
O Prêmio ANP reconhece projetos de PD&I que representem inovação tecnológica de interesse direto para o setor energético, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas e/ou empresas nacionais. Para concorrer, as iniciativas precisam ter sido realizadas em colaboração com empresas petrolíferas, utilizando recursos da Cláusula de PD&I, prevista nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás.
Confira as equipes completas que foram premiadas:
Categoria II – Projeto Robô para inspeção de tubos de catalisador (CTAs) presentes nos fornos de reforma a vapor

Desenvolvido no Laboratório de Ensaios Não Destrutivos, Corrosão e Soldagem (LNDC), em parceria com a Petrobras e coordenado pela professora Gabriela Ribeiro Pereira, o projeto criou um robô equipado com sensores de distância a laser capaz de prever a vida útil dos tubos de catalisador utilizados nos fornos de reforma a vapor na produção de hidrogênio. Uma inovação de impacto direto na confiabilidade operacional da indústria e na segurança das instalações.
- Professora Gabriela Ribeiro Pereira (LNDC/PEMM – coordenadora do projeto)
- Professor Cesar Giron Camerini (LNDC/PEMM)
- Professor Luiz Henrique de Almeida (PropMec/PEMM)
- Doutoranda Ana Carolina Pereira Soares Brandão (LNDC/PEMM)
- Pesquisadora Iane de Araújo Soares (LNDC/PEMM)
- Pesquisador Juan Gerardo Castillo Alva (LNDC/PEMM)
- Doutorando Lucas Braga Campos (LNDC/PEMM)
- Técnico pesquisador Lucas Maciel Coelho da Silva (LNDC/PEMM)
- Pesquisadora Marcella Grosso Lima (LNDC/PEMM)
Categoria VI — Digital Twin de Dutos Flexíveis Submarinos

Realizado no Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore (Laceo), em parceria com a Petrobras e o centro de inovação CESA, o projeto desenvolveu um sistema avançado para o gerenciamento da integridade do enorme parque de dutos submarinos do país. Coordenado pelo professor Luís Volnei Sagrilo, o grupo do laboratório criou a plataforma FLEXBOARD, que integra dados em tempo real com métodos de engenharia avançados para avaliar continuamente a vida útil dos dutos e emitir alertas críticos. Um salto significativo para a segurança e eficiência da indústria de petróleo e gás.
- Professor Luís Volnei Sudati Sagrilo (Laceo/PEC)
- Pesquisador sênior Marcos Queija de Siqueira (Laceo/PEC)
- Pesquisador sênior José Renato Mendes de Sousa (Laceo/PEC)
- Pesquisador sênior Fernando Jorge Mendes de Sousa (Laceo/PEC)
- Pesquisador sênior Thiago Angelo Goncalves de Lacerda (Laceo/PEC)
- Inovação
- óleo e gás
- petróleo
