Especialista do Instituto de Tecnologia de Zurique destaca Maglev-Cobra como experiência líder no mundo

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 25/04/2018

A Coppe/UFRJ recebeu nesta terça-feira, dia 24 de abril, a visita do engenheiro Gerhard Schweitzer, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Suíça. Maior referência mundial em mancais magnéticos, técnica similar a que viabiliza a levitação de veículos, Schweitzer conheceu o Maglev-Cobra, o trem de levitação magnética da Coppe, o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade.

Gerhard Schweitzer foi recebido pelo diretor da Coppe, Edson Watanabe, e pelo professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, Richard Stephan, responsável pelo desenvolvimento do Maglev-Cobra. O especialista mostrou-se entusiasmado com o veículo e disse que a tecnologia merece receber atenção da sociedade. De acordo com Schweitzer, a linha de demonstração do Maglev-Cobra é uma experiência líder em levitação magnética no mundo todo.

Entusiasmado ao desembarcar do veículo brasileiro, o especialista disse que “as pessoas deveriam desfrutar e apoiar o projeto em seu percurso de amadurecimento tecnológico. São muitas as vantagens que qualificam a tecnologia para o seu uso no transporte urbano. Não há contato, é mais suave e mais fácil de automatizar”, afirmou.

Schweitzer será o Honor chair do 17º Congresso de Mancais Magnéticos, que será realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 2020. Sediado pela primeira vez América do Sul, o evento terá como coordenador o professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, Richard Stephan, coordenador do projeto Maglev-Cobra.

“Estou muito satisfeito em ver como a tecnologia com mancais magnéticos se desenvolveu e ganhou aplicações industriais. Nós começamos esse simpósio há 20 anos na Suíça e agora, nessa 17ª edição, ele terá participantes de vinte países diferentes. Estou ansioso pelo evento”, concluiu.

  • MagLev-Cobra