Especialistas fazem visita técnica ao trem de levitação da Coppe
Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias
Data: 30/09/2014
Encerrando a programação da 22ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Levitação Magnética e Motores Lineares – Maglev 2014, os participantes do evento participarão, nesta quarta-feira, 1º de outubro, às 10h, de uma visita técnica à linha experimental do Maglev-Cobra, trem de levitação magnética da Coppe/UFRJ, na Cidade Universitária, que será inaugurada em 2015.
Construída em uma passarela, a linha de demonstração tem 200 metros de extensão e liga o Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ ao o prédio sede da Coppe, no novo Centro de Tecnologia 2 (CT 2). A visita técnica ao Maglev-Cobra marca o início da fase de testes do Maglev-Cobra até ser certificado. A partir da certificação, o veículo da Coppe estará apto para entrar em fase de industrialização e poderá ser implantado em trajetos mais longos.
Desenvolvido pela equipe do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do professor Richard Stephan, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, o Maglev-Cobra é o primeiro veículo de levitação magnética do Hemisfério Sul, o que faz do Brasil um dos países com resultados mais avançados na aplicação da levitação magnética para o transporte.
Esta versão do Maglev-Cobra para teste é composta por quatro módulos de 1,5 metro de comprimento cada e pode transportar até 30 passageiros por viagem. Mas é possível aumentar a capacidade do veículo concetando novos módulos, de acordo com a demanda. Como se trata de uma linha experimental para demonstrar a tecnologia de levitação, o trem circulará a uma velocidade de 20 km/hora. Entretanto, o veículo poderá atingir até 100 km/hora ou mais, com segurança, em percursos mais longos.
O Maglev-Cobra tem uma série de vantagens se comparado a outros meios de transporte. A principal delas é o baixo custo de implantação por quilômetro, uma vez que dispensa instalações complexas e dispendiosas. A operação silenciosa e a não emissão de poluentes são outras vantagens do trem de levitação, que é movido à energia elétrica da rede convencional. O projeto de implantação de linha experimental incluiu também a instalação de quatro painéis de energia solar fotovoltaica capazes de gerar energia suficiente para alimentar o veículo.
Para desenvolver o projeto do Maglev-Cobra, a Coppe/UFRJ contou com financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) e com o apoio da OAS, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, da Vallourec, da White Martins, da Akzo Nobel e da Weg.
Já a 22ª Conferência Internacional sobre Sistemas de Levitação Magnética e Motores Lineares – Maglev 2014 é patrocinada pelas seguintes instituições e empresas:BNDES, GE, Vale, Akzo Nobel, OAS, Vallourec, CNPq, Capes e Faperj.