Estudos da Coppe recebem prêmios nacionais por inovações em pavimentação
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Data: 17/12/2024
Dois estudos realizados no Programa de Engenharia Civil (Pec) da Coppe/UFRJ, focados em tornar ruas e estradas mais duráveis e resistentes, foram reconhecidos por prestigiadas instituições brasileiras, destacando a excelência acadêmica e científica da universidade.
Artigo premiado pela Anpet
O primeiro prêmio foi concedido ao artigo “Efeito das tensões na deformação permanente de solos e materiais granulares: uma análise a partir de curvas mestras”, desenvolvido em coautoria pelo professor Thiago Aragão, o doutorando Bruno Cavalcante Mota, a pesquisadora Mariluce de Oliveira Ubaldo, e o engenheiro e consultor do Cenpes, Luis Alberto Herrmann do Nascimento.
Reconhecido pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet) em novembro, o estudo propõe inovações nas metodologias de avaliação estrutural de pavimentos asfálticos.
O objetivo principal foi desenvolver uma técnica capaz de prever deformações permanentes em solos e materiais granulados, causadas pelas tensões aplicadas por veículos pesados, como ônibus e caminhões. Essa abordagem permite avaliar com maior precisão a capacidade de carga dos pavimentos, contribuindo para o aprimoramento de sua durabilidade frente às condições climáticas e ao tráfego intenso.
Tese vencedora do Prêmio Salomão Pinto do IBP
A segunda conquista foi da tese de doutorado do pesquisador Marcos Lamha, também vinculado ao Pec/Coppe, que recebeu o Prêmio Salomão Pinto, concedido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). A premiação, entregue no dia 11 de dezembro durante o 26º Encontro de Asfalto, destacou o trabalho como a melhor tese de doutorado do ano.
Orientado pelo professor Thiago Aragão, o estudo buscou entender as relações entre as propriedades volumétricas dos materiais utilizados em misturas asfálticas e seu desempenho em relação à fadiga e à deformação permanente. A pesquisa utilizou o método de Balanced Mix Design (BMD), que visa equilibrar estabilidade e durabilidade na composição dessas misturas.
Durante a tese, Marcos Lamha desenvolveu modelos preditivos inovadores, utilizando dez misturas asfálticas previamente testadas para validar suas propostas. Com base nesses resultados, uma mistura de referência foi ajustada e testada com sucesso, tanto em laboratório quanto em aplicações práticas, demonstrando excelente desempenho.
Defendida em março deste ano, a tese intitulada “A balanced mixture design framework for asphalt mixtures based on performance-volumetrics relationships” reafirma a relevância de pesquisas que combinam ciência de materiais e engenharia aplicada para enfrentar desafios reais de infraestrutura no Brasil.
Reconhecimento e Impacto
As premiações evidenciam a contribuição da Coppe/UFRJ para o avanço das tecnologias de pavimentação, com soluções inovadoras que impactam diretamente a infraestrutura viária e a qualidade das estradas brasileiras. Esses estudos não apenas consolidam a excelência do programa de Engenharia Civil, mas também reforçam a importância da colaboração entre academia, indústria e sociedade.
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