Estudos da COPPE são classificados entre os dez melhores do CBE
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 25/08/2006
Dois estudos de autoria de professores da COPPE receberam menção honrosa por terem sido selecionados como um dos dez melhores trabalhos apresentados durante o XI Congresso Brasileiro de Energia (CBE), realizado de 16 a 18 de agosto. Os estudos foram escolhidos entre cerca de 200 trabalhos técnicos enviados ao Congresso. Destes foram selecionados os que apresentaram as melhores propostas de solução para a área de energia que contribuíssem para um projeto de desenvolvimento nacional.
Um dos trabalhos premiados é de autoria do professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE, Carlos Cosenza, intitulado “Um Modelo de Hierarquia Locacional – Seleção de Pólos para a Produção de Biodiesel no Nordeste Brasileiro”. O estudo mapeou áreas potenciais no semi-árido nordestino para a produção de biodiesel a partir da mamona. Foram avaliados ao todo 1.780 municípios com o objetivo de definir as zonas mais adequadas para três atividades essenciais: plantio, esmagamento de sementes e usinas de produção. Participaram também do trabalho os professores da Escola Politécnica da UFRJ, César das Neves e Fernando Rodrigues.
“Aceitação Social da Energia Renovável no Brasil – o Caso da Geração de Energia Eólica” é o título do outro trabalho da COPPE agraciado no evento. De autoria ds professores do Programa de Planejamento Energético da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, Marcos Freitas e Maria Silvia Muylaert, o estudo avalia impactos sócio-ambientais que envolvem a produção de energia eólica no país. Embora a energia eólica apresente diversas vantagens quando comparadas a outras fontes, ainda existem algumas barreiras para sua aceitação social.
Entre os fatores analisados pelos autores destacam-se a capacidade de geração de empregos, impactos em rotas de pássaros, impactos visuais e sonoros, necessidade de grandes áreas, problemas operacionais para instalação e manutenção, riscos de interrupção na geração e dependência tecnológica. O estudo, que se encontra em fase final de revisão para publicação em revista internacional, é baseado em projeto desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério de Ciência e Tecnologia, com o apoio da ANEEL.