Estudos da Coppe voltados para inclusão de meninas na área tecnológica recebem novas premiações
Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias
Data: 29/11/2024
Dois estudos voltados para ampliar o número de mulheres nas áreas de Ciência e Tecnologia e realizados no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ receberam novos prêmios. O primeiro foi nos EUA, o do pesquisador Luis Felipe Coimbra Costa, e o outro no Brasil, a da mestranda Larissa Monteiro da Fonseca Galeno; cuja cerimônia foi realizada nesta terça-feira, dia 26, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Reconhecimento internacional para projeto de doutorado
O pesquisador Luis Felipe foi premiado nos Estados Unidos com o prestigioso “Educational Award for Outstanding Contribution to Computational Science Education”, concedido pela ACM SIGHPC Education Chapter. A cerimônia ocorreu em Atlanta, no final de setembro.
Luis Felipe foi reconhecido pelo projeto Jornada da Heroína Aprendiz, resultado dos estudos para sua tese de doutorado, que aborda disparidades de gênero na educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O projeto utiliza narrativas heróicas para transformar o aprendizado online, aumentando significativamente o engajamento e a participação de mulheres em disciplinas historicamente sub-representadas.
O trabalho, orientado pelos professores Geraldo Xexéo (PESC/Coppe) e Ana Isabel Baptista Moura Santos (Universidade de Lisboa), já havia recebido o Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) neste ano. Atualmente, Luis é pesquisador no Laboratório do Futuro do PESC e lidera o projeto Igualdade STEM, com a colaboração de outros alunos do programa, incluindo Larissa Galeno.
Destaque nacional para pesquisa de mestrado
A mestranda Larissa Galeno, também do PESC/Coppe, foi agraciada com o “Prêmio Elisa Frota Pessoa”, na categoria Mestrado – Ciências Exatas, pelo artigo “ConectAda: Plataforma de Mentoria para apoiar mulheres em tecnologia”. A cerimônia ocorreu no dia 26 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O trabalho de Larissa explora o uso de tecnologias para mentoria de jovens mulheres em carreiras tecnológicas. Aluna da linha de Engenharia de Software, sob a orientação do professor Guilherme Horta Travassos, Larissa já havia conquistado o mesmo prêmio em 2023, com outra pesquisa focada em educação científica para mulheres via plataformas digitais.
Além disso, Larissa participa de projetos de extensão e pesquisa no PESC, incluindo o Igualdade STEM, coordenado pelo professor Geraldo Xexéo, e ações de capacitação tecnológica lideradas pelo professor Edmundo Silva.
Sobre o prêmio Elisa Frota Pessoa
O prêmio, em sua segunda edição, é uma iniciativa do Museu do Amanhã em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. O concurso reconhece artigos científicos escritos por mulheres de graduação, mestrado e doutorado, buscando valorizar a produção científica feminina e incentivar a participação de jovens pesquisadoras na academia.
Compromisso com a inclusão Os reconhecimentos a Luis Felipe e Larissa destacam o papel inovador da Coppe/UFRJ em promover a inclusão feminina nas áreas de Ciência e Tecnologia, reforçando seu compromisso com uma sociedade mais equitativa e diversa.
- Mulheres em Ciência e Tecnologia
- STEM