Ex-aluna da Coppe será a nova diretora do Cetem
Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias
Data: 19/08/2020
A engenheira química Sílvia França, ex-aluna da Coppe/UFRJ, será a nova diretora do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem). Mestre e doutora pelo Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, a tecnologista sênior do Cetem será a segunda mulher a comandar a instituição em 42 anos de atividades. Silvia foi escolhida para liderar o Centro nos próximos quatro anos a partir de uma lista tríplice encaminhada por um comitê de especialistas designados pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Ela sucederá Fernando Lins, que dirige o Centro desde 2012.
No Cetem desde 2002, Silvia França já atuou como chefe do Serviço de Desenvolvimento de Novos Produtos Minerais, coordenadora de Processos Minerais e membro interno do Conselho Técnico-Científico do Centro. A engenheira formada pela Universidade Federal do Sergipe, participou do desenvolvimento de 35 produtos tecnológicos, com resultados apresentados em eventos, no Brasil e no exterior, e é uma das autoras de carta-patente concedida pelo INPI ao Cetem sobre processo de concentração de minério de zinco por flotação reversa. Também é uma das editoras dos livros Tratamento de Minérios e Tratamento de Minérios – Práticas Laboratoriais, ambos utilizados como texto-base em cursos de Engenharia de Minas no Brasil.
A ex-aluna da Coppe tem grande experiência em projetos na área de processamento mineral, com ênfase em operações de separação sólido-líquido; reologia de polpas e rejeitos minerais, desaguamento, reúso de água industrial e aplicação de novos métodos de disposição de rejeitos da indústria minerometalúrgica, entre outros.
A data da posse da nova diretora do Cetem será anunciada em breve.
- Cetem