Ex-diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Maurício Guedes recebe título de Doutor Honoris Causa
Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 02/06/2022
O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ outorgará, nesta sexta-feira, 3 de junho, ao fundador e ex-diretor do Parque Tecnológico da UFRJ e ex-coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe, Maurício Guedes, o título de Doutor Honoris Causa. A solenidade será realizada às 10h, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, e será transmitida pelo canal WebTV da UFRJ no YouTube.
Diretor de Tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) desde 2018, Maurício de Vasconcellos Guedes Pereira esteve por duas vezes à frente de entidades representativas do setor, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp). Seu trabalho foi fundamental para a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas que, segundo a Anprotec, conta com 363 incubadoras de empresas, 43 parques tecnológicos em operação e 60 em implantação, além de 57 aceleradoras.
Engenheiro de Produção graduado pela UFRJ e mestre em Planejamento Energético pela Coppe, Maurício fundou a Incubadora de Empresas da Coppe, e a coordenou de 1994 a 2014. Foi também cofundador do Parque Tecnológico da UFRJ, do qual foi diretor desde a sua criação, de 2003 a 2015.
- Doutor Honoris Causa