Exploradores do Conhecimento recebe as primeiras visitas escolares

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 24/03/2016

Mais de 30 alunos da escola estadual Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Togo Renan Soares Kanela visitaram, dia 22 de março, a exposição “Exploradores do Conhecimento”, no Espaço Coppe Miguel de Simoni. O Ciep, que fica no bairro de Campo Grande, foi a primeira das 60 escolas já agendadas, até agosto deste ano, para visitar a exposição inaugurada pela Coppe no início deste ano.

Acompanhados pelos seus professores Anderson Ribeiro e Elizete Martins, os alunos desfrutaram de uma viagem pelo conhecimento, por meio de aparatos interativos, multimídias e ambientes imersivos que apresentam as tecnologias e inovações desenvolvidas nos laboratórios da Coppe nas últimas décadas.

Na visita guiada por monitores, sob a coordenação do físico Leandro Nery Nunes, do Espaço Coppe, os alunos foram divididos em três grupos e percorrerem quatro nichos que apresentam tecnologias com características ou objetivos comuns. No primeiro nicho, foram apresentados ao trem de levitação magnética, denominado Maglev-Cobra, e o Ônibus a Hidrogênio: dois veículos não poluentes, desenvolvidos na Coppe como alternativa à mobilidade urbana. Os estudantes também viram tecnologias voltadas para os oceanos, como a Usina de Ondas do Pecém, que gera energia a partir das ondas do mar; o Projeto Azul, que monitora a Bacia de Santos por meio de imagens de satélite, dados de robôs mergulhadores e modelagem computacional; e os Recifes Artificiais, que por meio de um habitat construído atraíram peixes que tinham abandonado a região dos lagos fluminense, como a enxada, o cherne e o Peroá.

Os estudantes assistiram ainda exposições sobre Concreto Ecológico, técnica que substitui o percentual de cimento na mistura do concreto por materiais não poluentes; e os micro-polímeros que inseridos no organismo combatem doenças como câncer e facilitam a ingestão de remédios. No nicho Robótica, puderam interagir com  três robôs desenvolvidos nos laboratórios da Coppe: Luma, Rosa e Doris.

Opinião dos visitantes

A aluna Ingrid, 17 anos, se impressionou com o que viu nos nichos do Espaço Coppe, sobretudo com o trem de levitação magnética, o Maglev-Cobra. “Eu me interessei muito. Até porque são coisas que nós não vemos no dia a dia”, explicou a estudante, que deseja cursar Design de Interiores quando ingressar na universidade.

Um provável futuro engenheiro estava particularmente entusiasmado. “Desde criança que assisto Fórmula 1 e penso em cursar Engenharia Mecânica. Vou fazer o Enem esse ano e já estou estudando para relembrar o que aprendi no ano passado”, afirmou Aluan,  17 anos. Ele elogiou as explicações dos monitores e ouviu com atenção o professor Richard Stephen, coordenador do projeto Maglev-Cobra, sobre a levitação magnética por supercondutividade.

“A maioria dos alunos não têm oportunidade de acesso à cultura, lazer e tecnologia. Uma visita como essa abre os horizontes deles. Eles ficam impressionados quando entram no campus da UFRJ e veem tantos prédios, com cursos de Letras, de Ciências Matemáticas, de Tecnologia. Teve aluno perguntando como fazer para vir para cá’. Eu disse: tem que fazer o Enem”, relatou o professor de Matemática e Física, Anderson Ribeiro, que há cinco anos traz seus alunos ao Espaço Coppe, e ficou feliz ao vê-lo revitalizado e repaginado com a nova exposição e as viagens abertas ao público do  Maglev-Cobra.

Sobre a exposição

Inaugurada em 27 de janeiro, a Exploradores do Conhecimento ocupa cerca de 500 m² no bloco I-2000 do Centro de Tecnologia (CT) e está dividida em dez grandes temas: Arte e Ciência, Tecnologia e Saúde, Fotônica e Nanotecnologia, Matéria (origem do universo), Cidades Sustentáveis, Robótica, Petróleo, Oceanos, Tecnologia e Esportes, Energia e Meio Ambiente.

Para implantação da exposição, o Espaço Coppe Miguel de Simoni passou por um trabalho de revitalização, que incluiu pintura, ajustes na iluminação, aquisição de modernos multimídias, compra e fabricação de painéis e maquetes para ajudar a contar a história de cada projeto ali exibido. A proposta é implantar itens que facilitem a mobilidade e a compreensão do conteúdo da mostra por pessoas com deficiência.A intenção é ampliar o público que visita o Espaço, que anualmente gira em torno de 2.500 e 3.000 pessoas, a maioria estudantes.

Com entrada franca, a exposição está aberta ao público, desde 16 de fevereiro. O atendimento ao público espontâneo (máximo de dez pessoas) é feito sempre às segundas-feiras, das 13h às 16h, com recepção no nicho 16 do Espaço Coppe (auditório Aída Espínola). Já as visitas guiadas para grupos (escolas e outros) são realizadas sempre de terça a quinta-feira, das 13h às 16h. O local de recepção é o mesmo. O Espaço Coppe fica no Bloco I, do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária. O agendamento deve ser feito pelo endereço espacocoppe@adc.coppe.ufrj.br ou pelo telefone (21) 3938-8296, no qual poderão ser obtidas mais informações.
 Saiba mais.

• Exploradores do Conhecimento