Feira da WHEC leva ao público inovações e interatividade sobre Energia do Hidrogênio

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 19/06/2018

A 22ª Conferência Mundial de Energia do Hidrogênio (WHEC 2018) acontece no Rio de Janeiro, em um evento que recebe cerca de 600 participantes entre palestrantes, acadêmicos, representantes de empresas da área de energia e entusiastas do assunto para discutir os desafios e impactos da utilização da energia de hidrogênio.

Além das palestras dos maiores especialistas do mundo sobre o assunto (ver programação completa no site http://whec2018rio.com), os participantes também poderão conhecer a feira de exposição tecnológica da WHEC 2018, que é dividida em pavilhões com empresas representantes de diversos países e traz as principais inovações do setor para visitação.

Atrações da Feira

O pavilhão do Brasil é o mais diversificado da feira, exibindo dados sobre o desenvolvimentos das pesquisas em energia do hidrogênio na Coppe/UFRJ, outros financiados pelo MCTIC e sobre a produção de hidrogênio em larga escala para uso químico e petroquímico pela Petrobras. Veja outras atrações:

No estande de Itaipu, o visitante terá a oportunidade de conhecer, através de um óculos de 360° realidade virtual, a Usina Hidrelétrica de Itaipu e detalhes gráficos sobre a sua construção e funcionamento. Também é possível saber mais sobre o trabalho do Núcleo de Pesquisa em Hidrogênio realizado dentro do parque tecnológico de Itaipu.

No estande Teledyne há em exibição eletrolisadores para produção e armazenamento de hidrogênio

A Toyota leva à feira filmes e especificações do Mirai-Hidrogênio, seu primeiro carro movido a Hidrogênio.

A Pure Energy Centre, por sua vez, apresenta seu equipamento para abastecimento de hidrogênio em veículos leves e pesados.

A Hytron exibe equipamentos e métodos para produção de hidrogênio a partir da reforma a vapor do etanol e do gás natural.

A Electrocell mostra para os visitantes um exemplar de pilha a combustível em funcionamento e baterias para sistemas híbridos.

A Tracel exibe pilhas a combustível em funcionamento e apresenta seu sistema de tração para veículos híbridos-hidrogênio.

No estande da Base Energia o público pode saber mais sobre projetos para o uso de potência elétrica para a produção de hidrogênio.

Na WEG, será possível  conhecer os seus  sistemas de tração para veículos elétricos-híbridos e a hidrogênio.

Na ElringKlinger, é possível ver um sistema de pilhas a combustível para aplicações automotivas e estacionárias.

Nos estandes da Springer Nature e da Elsevier, é possível  se informar sobre invenções e inovações sobre energia do hidrogênio.

No pavilhão do Canadá, o público encontrará museu sobre pilhas a combustível, desde os primeiros desenvolvimentos até a versões atuais modernas.

No pavilhão do Japão, é apresentado o Programa EneFarm, que implantou 240.000 pilhas a combustível geração distribuída de eletricidade e calor em residências japonesas e o roteiro do Japão para Energia do Hidrogênio.

No pavilhão da Alemanha, um roteiro do país para a Energia do Hidrogênio. Em exposição, equipamentos para produção de hidrogênio em larga escala a partir da eletrolise da água (ThyssenKrupp) e produção de hidrogênio pela indústria química e frota de ônibus movidos a hidrogênio (HyCologne).

Serviço:

A WHEC acontece de 17 a 22 de junho, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra. É preciso ser credenciado para participar do evento.

A cobertura em tempo real pode ser acessada em (http://whec2018rio.com/category/real-time/).

A WHEC 2018 conta com o patrocínio oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com o patrocínio master da Itaipu Binacional, e com o patrocínio gold das empresas  Eletrobras, Mercedes-Benz do Brasil, Petrobras e Toyota do Brasil, entre outras empresas brasileiras e internacionais que contribuíram nas demais categorias e estarão presentes na exposição tecnológica, apresentando os mais recentes desenvolvimentos das tecnologias do hidrogênio e de pilha a combustível.