Grupo de Apoio à Mulher promove palestra sobre aquecimento global

Planeta COPPE / Notícias

Data: 12/09/2022

O Grupo de Apoio à Mulher da Coppe/UFRJ promove no dia 4 de outubro, a palestra “Está rolando um clima? Causas, efeitos e respostas para limitar o aquecimento global”, com a professora Joana Portugal Pereira, do Programa de Planejamento Energético. A palestra será realizada às 14h, no auditório da Coppe, na sala 122, bloco G, Centro de Tecnologia.

Sobre Joana Portugal

Joana Portugal Pereira é professora do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, no qual foi pesquisadora de pós-doutorado, de 2013 a 2016, atuando na área de inovação tecnológica de baixo carbono, com ênfase em bioenergia. Engenheira ambiental formada pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (2006) e doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade de Tóquio (2011).

Integra as comissões científicas internacionais da Science Based Targets (SBT) Initiative e do Atlantic International Research Centre (AIR), além de atuar como revisora em 14 periódicos internacionais nas áreas de meio ambiente e energia.

Autora contribuinte e membra da equipa de coordenação técnica do Grupo de Trabalho III dos dois Relatórios Especais do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sobre trajetórias de aquecimento global de 1.5C e interações entre clima e Terra, Joana é autora líder do Relatório do Grupo de Trabalho III sobre mitigação de gases de efeito estufa (GEE), que se encontra no sexto ciclo de avaliação.

Foi também pesquisadora visitante no Departamento de Política Ambiental do Imperial College London (Reino Unido), pesquisadora no Instituto de Estudos Avançados da Organização das Nações Unidas (2012-2013), no Instituto do Banco de Desenvolvimento Asiático (2010-12) e na Universidade de Tóquio (2008-2011), na área de avaliação de políticas de baixo carbono, estratégias de adaptação e mitigação de mudanças climáticas e avaliação de ciclo de vida, especificamente sob os sectores de energia e transportes.

• Aquecimento global