Incubadora da Coppe tem seis startups selecionadas no programa Pesquisador na Empresa
Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 01/08/2024
A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ teve seis startups residentes contempladas no programa Pesquisador na Empresa 2024, da Faperj. As startups contempladas são Algas Rio, Aquapower, Bean Possible, Biobeads, GCELL e Heptech. Nos próximos 24 meses, elas poderão contar com pesquisadores mestres e doutores para executarem seus projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, com bolsas da Faperj.
Marcos Chaves, head da Incubadora, diz que a aprovação dos projetos de seis empresas residentes é uma conquista importante, que demonstra o potencial das empresas incubadas na Coppe em um edital tão concorrido. “Isto reforça o nosso programa de incubação e a capacidade inovadora do ecossistema da Coppe e da UFRJ como um todo.
De acordo com Marcos, o programa Pesquisador na Empresa vai em uma direção muito positiva, pois ao mesmo tempo em que investe no desenvolvimento tecnológico, possibilita às startups um reforço de peso no time empreendedor – dois fatores avaliados minuciosamente por investidores. “A fase de desenvolvimento do core tecnológico pelas startups é, em geral, pouco atrativa para investidores, justamente por essas empresas estarem no estágio inicial de desenvolvimento, o que chamamos de early stage. Isso aumenta a importância da Faperj no desenvolvimento de startups no Rio de Janeiro, por meio de programas desta natureza”, conclui Marcos.
Além de promover uma maior inserção de mestres e doutores no mercado de trabalho e o fortalecimento da interação universidade-empresa, a expectativa da Faperj é que em 24 meses sejam gerados bens, serviços e soluções inovadoras no estado do Rio de Janeiro capazes de ampliar a competitividade e inovatividade da economia regional, melhorar a qualidade de vida da população e contribuir com o desenvolvimento social e a preservação ambiental.
Ao todo, foram selecionadas 100 propostas de empresas tradicionais, Organizações da Sociedade Civil e de startups.
- Faperj
- Pesquisador na empresa
- Tecnologia