Incubadora de Empresas da Coppe é eleita a melhor do país

Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias

Data: 21/09/2012

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ foi eleita, dia 20 de setembro, a melhor do país na 16ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com o apoio do Sebrae. Além disso, a Ambidados, empresa que se graduou pela Incubadora da Coppe, ganhou o prêmio de melhor empresa graduada. A cerimônia de premiação marcou o encerramento do XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, realizado em Foz do Iguaçu (PR).

A Incubadora da Coppe foi vencedora na categoria Melhor incubadora de empresas orientadas para a geração e uso intenso de tecnologias. “Esse prêmio tem um sabor especial porque foi criado quando eu era o presidente da Anprotec”, disse Maurício Guedes, coordenador da Incubadora desde a sua criação em 1994. Para ele, o diferencial da sua instituição é o ambiente especial no qual ela está inserida, próximo a vários e importantes laboratórios e centros de pesquisa da universidade e da Petrobras, como o Cenpes.

Do laboratório da Coppe para o mercado: uma trajetória de sucesso

Wilsa Atella recebe o prêmio pela Ambidados

Criada, em 2007, por pesquisadores egressos do Laboratório de Instrumentação Oceanográfica (Lioc) da Coppe, a Ambidados atua na prestação de serviços de consultoria na área de instrumentação oceanográfica e análise de dados oceânicos, e tem como principal cliente a Petrobras. “Acabamos de nos graduar na Incubadora e nos transferimos para o Parque Tecnológico da UFRJ. Esse prêmio marca nossa trajetória de sucesso e para isso foi fundamental o ambiente da Incubadora, no qual fomos nos desenvolvendo”, comemorou Wilsa Atella, diretora da empresa. A Ambidados recebeu as chaves de suas instalações no Parque Tecnológico, em março de 2012. A entrega foi feita durante cerimônia que contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, após sua conferência na aula inaugural da Coppe.

O reconhecimento do desempenho da empresa começou cedo. Em 2010, com apenas três anos de funcionamento, as exportações da Ambidados somaram U$ 580 mil e ela conquistou o prêmio Rio Export, na categoria revelação pequena empresa. “A trajetória da Ambidados é um exemplo de iniciativa e de como é possível levar adiante o conhecimento adquirido na universidade”, ressaltou Carlos Eduardo Parente, coordenador do Laboratório de Instrumentação Oceanográfica da Coppe, no qual trabalhavam os alunos e pesquisadores que criaram a empresa.

Melhores empresas

O reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela Incubadora da Coppe junto às suas empresas também pode ser atestado na recente premiação da 5ª edição do ranking Melhores empresas para trabalhar no Estado do Rio, realizado pelo Great Place to Work (GPTW) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ). Duas empresas criadas na instituição, Elo Group e Visagio, estão entre as dez melhores.

A Elo Group – empresa de consultoria para gestão de riscos por processos – conquistou a sexta posição, enquanto a Visagio – empresa de consultoria e desenvolvimento em engenharia de gestão – ficou com a oitava. Em comum, as duas empresas investem em qualidade de vida e no crescimento profissional através de capacitações em parceria com importantes instituições de ensino.

Sobre a Incubadora

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ foi criada em 1994 para incentivar o empreendedorismo e a transferência de conhecimentos gerados em pesquisas acadêmicas para novos serviços e produtos tecnológicos. Com 1.900 metros quadrados a Incubadora possui, atualmente, 15 empresas residentes instaladas no local e mais de 48 empresas graduadas. Ao todo, elas já geraram mais de 1 mil postos de trabalhos e 90 serviços e produtos inovadores. Só em 2011 tiveram um faturamento de 82 milhões.

A atuação da Incubadora da Coppe está focada principalmente nas áreas de Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação. Esses setores são fortemente estimulados pelos laboratórios e pesquisadores da própria Coppe e de outras unidades da UFRJ, além da proximidade com o Cenpes.

A Incubadora tem capacidade para receber até 21 empresas em uma excelente infraestrutura empresarial com salas de reunião, escritórios, auditório e refeitório. Elas recebem orientação empresarial especializada nas áreas de comercialização, marketing, finanças, jurídica, contábil e comunicação. Essa supervisão permite que os empreendedores gerenciem melhor seus negócios e direcionem o foco no mercado em que atuam.

Com a construção do seu terceiro prédio, iniciada em julho de 2012, terá capacidade para abrigar até 30 instituições simultaneamente. O novo ambiente vai abrigar até nove empresas com perfil industrial, voltadas para o setor de petróleo e gás/energia, vocação do Parque do Rio onde a Incubadora se encontra instalada. O projeto terá investimento de R$ 2,5 milhões, financiados pela Finep e pelo empresário Eike Batista.