Inovação e Oportunidades: Incubadora da Coppe brilha na 6ª Feira de Carreira da Escola Politécnica da UFRJ
Planeta COPPE / Ecossistema de Inovação da COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 27/03/2025

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ esteve presente na 6ª edição da Feira de Carreira da Escola Politécnica da universidade, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de março. O evento contou com palestras, workshops e sessões de mentoria promovidas por grandes empresas, com o objetivo de ampliar o networking e aprofundar o conhecimento dos participantes, especialmente em empreendedorismo. Durante o evento, foram oferecidas mais de 4 mil vagas de estágio, trainee e emprego.

Com a expectativa de atrair mais de 5 mil alunos, o tema deste ano foi “Inteligência Artificial (IA): aplicações na educação e no mercado”. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar como a IA pode ser aplicada de forma prática em diversas áreas, como gestão de recursos humanos, atendimento ao cliente, diagnósticos médicos e transportes. Empresas como Globo, Embraer, Transpetro, Sebrae, Ambev, Halliburton e o Grupo Visagio — que teve origem na própria Incubadora da Coppe — estiveram presentes com estandes, criando oportunidades de conexão com os alunos.
Laura Scofield, coordenadora de Acesso ao Mercado da Incubadora, participou de um painel sobre inovação e empreendedorismo, destacando o papel da Incubadora como ponte entre a academia e o mercado. “Nosso objetivo é oferecer, além de conhecimento e aproximação com o mercado de trabalho, uma visão empreendedora que estimule a criação de tecnologias que cheguem ao mercado, especialmente por meio de novas empresas”, explicou.

Antes mesmo da abertura oficial da feira, no dia 24, a Incubadora recebeu 40 alunos interessados em conhecer mais sobre a criação de empresas e os fatores que contribuem para o sucesso das startups. “Desde 1994, quando a Incubadora foi criada, vimos muitas startups nascerem aqui”. Ela ainda destacou que a Incubadora atua em quatro áreas principais: Óleo e Gás, Inteligência Artificial, Biotecnologia e Ciência da Saúde, mas também apoia iniciativas fora desses campos, incluindo inovação social por meio da Incubadora de Tecnologia Social (ITCP).
“Não há uma fórmula única para o sucesso, mas a experiência nos mostra que ele depende, principalmente, da atitude de quem está à frente: alguém disposto a enfrentar desafios e transformar ideias em impacto”, destaca. “Pessoas que correm atrás de seus sonhos, se dedicam, persistem e estão sempre dispostas a aprender”, afirmou.

Para isso, ela reforçou que a Incubadora oferece suporte contínuo às empresas residentes, com ações focadas em formação, estratégias de inserção no mercado e conexões com investidores. Ela faz um convite para quer vivenciar de perto a experiência de uma startup: “os alunos podem se integrar às equipes das startups incubadas, uma excelente porta de entrada para quem deseja ingressar ou seguir carreira na área de inovação”, concluiu. Quer dar um passo adiante? Se a resposta é sim, você está convidado para participar do processo de seleção de startups da Incubadora de Empresas da Coppe, que está aberto até o dia 18 de maio.
A Incubadora da Coppe proporciona a oportunidade de participar de um programa de incubação inovador criado para auxiliar startups, através de soluções de crescimento contínuo. Durante o seu desenvolvimento, as startups selecionadas poderão ter o apoio das empresas como IMB, Visagio, TCS, Microsoft, Lemobs, Nvidia, EloGroup e ESSS, além da Firjan e Finep.
- carreira
- empreendedorismo
- Inovação
- Mercado de Trabalho
- Tecnologia