Inscrições abertas para curso de Inovação, Empreendedorismo e Transições Sustentáveis – Módulo II

Planeta COPPE / Engenharia de Produção / Institucional Coppe / Notícias

Data: 18/06/2024

A Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe/UFRJ anuncia ao corpo discente dos 13 programas da instituição que estão abertas as inscrições para o Módulo II da Disciplina Inovação, Empreendedorismo e Transições Sustentáveis, oferecida pela professora Amanda Xavier, do Programa de Engenharia de Produção, e atual diretora de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional da Coppe.

O principal objetivo da disciplina é compreender modelos econômicos e de negócios contemporâneos e seus desafios reais, bem como os meios adequados para transições sustentáveis no contexto de um ecossistema de inovação empreendedor.

De acordo com Amanda Xavier, para falar de inovação, é preciso vivê-la. Não é diferente no processo de ensino-aprendizagem. “A disciplina Inovação, Empreendedorismo e Transições Sustentáveis adota exclusivamente métodos ativos de aprendizagem, colocando os pesquisadores como principais agentes do processo educacional. Ela funciona como um espaço e uma ferramenta para explorar o potencial criativo e sistêmico da engenharia, integrando os diversos conhecimentos dos alunos pesquisadores dos 13 Programas de Engenharia da Coppe. O objetivo é desenvolver novas abordagens para impulsionar a inovação, o empreendedorismo e as transições sustentáveis”, explica.

Com carga horária total de 45 horas, o Módulo II terá início no dia 27 de junho, e as aulas serão todas as quintas-feiras, das 9 às 12 horas. Mesmo sendo continuidade do primeiro, este segundo Módulo pode ser cursado por todos os alunos da Coppe, independente de terem frequentado o Módulo I. Ele será todo desenvolvido a partir da Game-Based Learning (GBL), a aprendizagem baseada em jogos.

Os interessados em cursar este módulo da disciplina devem enviar um e-mail para a professora Amanda Xavier (amandaxavier@pep.ufrj.br), com cópia para Rebeca Amaral (rebeca.amaral@pep.ufrj.br).

As aulas serão ministradas no Centro Multimídia de Difusão Tecnológica da Coppe (CMDT/Coppe/UFRJ), localizado no Bloco 3 do Centro de Tecnologia 2 (CT2 – 3º pavimento – sala multiuso), na Rua Moniz Aragão, 360, Cidade Universitária.

Esta é uma das ações da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe que visam incentivar o desenvolvimento de competências em tópicos relacionados à inovação e ao empreendedorismo, considerando o forte embasamento tecnológico tradicionalmente oferecido nos cursos de mestrado e doutorado.

A Diretoria da Coppe entende ser importante que a instituição continue sendo referência nacional e internacional na produção e aplicação de conhecimento inédito e acredita que deve ser dado um passo adiante na formação do seu competente corpo discente, promovendo a cultura inovadora e empreendedora.

• empreendedorismo