Instituições da UFRJ discutem o conceito Universidade Empreendedora

Planeta COPPE / Notícias

Data: 25/03/2013

A partir da esquerda, Mauricio Guedes, Angela Uller e Fabiana R. Leta

O Parque Tecnológico, a Incubadora de Empresas da Coppe e a Agência de Inovação, da UFRJ, abriram suas portas no dia 20 de março para o workshop Universidade Empreendedora, no auditório do Parque, como programação paralela ao Congresso Global de Empreendedorismo, realizado no Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas, de 18 a 20 de março.

Representantes da comunidade acadêmica da UFRJ e de outras universidades do estado, além de participantes do Congresso Global de Empreendedorismo estiveram presentes no evento, que foi aberto e coordenado pela professora Ângela Uller, do Criar da UFRJ. Em seguida, os professores José Manoel Carvalho de Mello (UFF), Lia Hasenclever (Instituto de Economia da UFRJ) e Lucia Guaranys, ( FINEP) trouxeram suas contribuições em torno do conceito de Universidade Empreendedora.

Em seu painel, a professora Lia Hasenclever abordou, entre outros assuntos, as lacunas da universidade empreendedora, como a deficiência da infraestrutura científica e tecnológica. Como contraponto, a professora também listou motivações para a colaboração empresa/universidade. “Atualmente, a UFRJ tem uma comissão de notáveis dedicada a pensar como outras áreas pode trilhar o caminho já percorrido pelas Engenharias”, destacou.

O segundo bloco do evento, “Casos de Ambientes de Universitários Empreendedores” complementou a etapa conceitual ao trazer os relatos de três experiências com perfis e trajetórias distintas de universidades do estado do Rio de Janeiro. Deste bloco participaram Mauricio Guedes, diretor executivo do Parque Tecnológico, além dos professores Fabiana R. Leta (UFF) e José Alberto Aranha (PUC).

Diretor e fundador do Parque Tecnológico, Mauricio Guedes fez uma apresentação na qual contou a história da criação do empreendimento e falou também sobre alguns investimentos e construções futuras, como a Torre de Inovação, que terá ainda praça de alimentação, hotel e comércio como farmácias dentro do Parque.

O evento “Universidade Empreendedora” prosseguiu na parte da tarde no auditório do Parque Tecnológico e os integrantes se dividiram em grupos com objetivo de identificar as lacunas e propor soluções para construção de uma universidade mais empreendedora. As ideias apresentadas serão endereçadas aos responsáveis para sensibilização e implementação.