Integração Acadêmica da Decania do CT promove série de debates sobre o exercício da docência no Ensino Superior

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Química / Notícias

Data: 30/09/2022

A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizará, em homenagem ao Dia do Professor, o Outubro Docente, evento que vai ocorrer durante todo o mês de outubro abordando temas como acessibilidade, assédio moral, saúde mental, entre outros. Serão encontros semanais realizados no auditório da Coppe e abertos ao público, com tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia, no YouTube. O auditório da Coppe fica na sala 122, do bloco G, no CT.

A abertura da série, dia 6 de outubro, às 14 horas, contará com a participação do Decano do CT, professor Walter Suemitsu. Com o tema “Docência no Ensino Superior – dilemas contemporâneos”, o primeiro debate terá a presença do professor do Programa de Engenharia Química da Coppe e ex-diretor do Parque Tecnológico, José Carlos Pinto; da professora do Programa de Engenharia Metalúrgica de Materiais da Coppe e da Escola Politécnica, Gabriela Ribeiro Pereira; e do aluno de doutorado do Programa de Engenharia Química da Coppe, Daniel Tinoco.

Para Rita Cavaliere, engenheira e técnica-administrativa da Coordenação, a expectativa é de que a mesa proporcione um debate sobre aspectos da vida docente da contemporaneidade, relativas ao próprio fazer da profissão. “Nós esperamos uma rica discussão sobre os desafios em relação às avaliações, à exigência de produtividade e aos desafios pedagógicos enfrentados em sala de aula”, diz Rita.

Segundo Iris Guardatti, técnica em Assuntos Educacionais, o Outubro Docente é parte de uma série de ações desenvolvidas pela Coordenação para integrar as cinco unidades do CT e a comunidade interna. “O que procuramos é desenvolver projetos, programas e ações institucionais que tenham fortemente um viés integrador, que envolvam estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, docentes, e técnicos”, explica.

O Outubro Docente surgiu da necessidade de se colocar em pauta as questões e os desafios contemporâneos da vida docente, especialmente após o período da pandemia. Embora o evento tenha sido pensado para os docentes do CT, as atividades estarão abertas para professores de toda a universidade, estudantes de pós-graduação e os demais interessados nos temas.

Confira a programação:

Dia 06 de outubro – 14 horas

Docência no Ensino Superior – Dilemas Contemporâneos

Convidados: José Carlos Pinto (PEQ/Coppe), Daniel Tinoco (PEQ/Coppe), Gabriela Pereira (Metalmat/Coppe) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)

Dia 13 de outubro – 14 horas

Acessibilidade, Inclusão e Docência: com quem eu falo?

Convidados: Jeane Alves (FE/UFRJ), Leonardo R. Coelho (IMPG/UFRJ), Nuccia de Cicco (IBqM/UFRJ), Rose Lane Gadelha (FL/UFRJ) e Marta Tapias (Escola Politécnica/UFRJ)

Dia 14 de outubro – 10 horas

Saúde Mental na Academia

Convidadas: Fátima Erthal (IBCFF/UFRJ), Nathália Kimura (PR-7/UFRJ) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)