IPCC: Professores da Coppe no centro do próximo ciclo de avaliação
Planeta COPPE / Baixo Carbono / Energia / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 23/09/2025
Os professores André Lucena e Joana Portugal Pereira (licenciada), do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, foram selecionados como Lead Authors (autores principais) do sétimo relatório de avaliação (AR7) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) – a principal referência científica mundial sobre o tema.
O IPCC é estruturado em três Grupos de Trabalho e uma Força-Tarefa:
- Grupo de Trabalho I – Base da ciência física das mudanças climáticas;
- Grupo de Trabalho II – Impactos das mudanças climáticas, adaptação e vulnerabilidade;
- Grupo de Trabalho III – Mitigação das mudanças climáticas;
- Força-Tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa – desenvolve e aperfeiçoa metodologias para calcular e reportar as emissões e remoções nacionais de gases de efeito estufa.

Lucena e Joana integram o Grupo de Trabalho III, dedicado à mitigação das mudanças climáticas, que avalia métodos, tecnologias e políticas capazes de reduzir as emissões ou remover gases de efeito estufa da atmosfera.
No Capítulo 8 – “Serviços e demanda” –, André Lucena integrará uma equipe internacional que discutirá temas como necessidades humanas, bem-estar inclusivo e desenvolvimento, equidade e acesso a serviços, potenciais de mitigação pelo lado da demanda, fatores sociais de mudança comportamental, além de vetores de transformação como digitalização, novas tecnologias, modelos de negócio e infraestrutura.

Joana Portugal Pereira, por sua vez, colaborará como autora principal do Capítulo 3 – “Futuros nacionais e globais no contexto do desenvolvimento sustentável e das mudanças climáticas”. Ela e os demais especialistas vão analisar uma ampla gama de cenários de desenvolvimento socioeconômico, explorando metodologias e ferramentas de modelagem; as interações entre trajetórias de desenvolvimento e mitigação, sinergias e trade offs entre mitigação e adaptação, e as oportunidades para acelerar a ação climática nacional a partir de políticas existentes, sempre sob a lente da equidade e justiça climática, tanto entre países quanto entre gerações.
De acordo com o cronograma do IPCC, o Relatório de Síntese do AR7 – que consolidará as conclusões dos três grupos de trabalho – deverá ser concluído e publicado até o final de 2029.
Coppe/UFRJ: excelência científica e contribuição contínua ao IPCC
Principais contribuições anteriores da Coppe no IPCC
Relatório de Avaliação 5 (AR5, divulgado em 2014)
A Coppe foi citada em artigo da Nature Climate Change como uma das instituições mais representativas no Grupo de Trabalho III, figurando na 16ª posição entre as 30 instituições com maior número de autores no WG III do AR5.
Entre os professores e pesquisadores da Coppe citados: Luiz Pinguelli Rosa, Roberto Schaeffer, Suzana Kahn Ribeiro, Marcio D’Agosto, e Maria Silvia Muylaert de Araujo.
Participações recorrentes desde o segundo relatório
O professor Emílio La Rovere começou a participar em 1992 como autor-líder de capítulo do Grupo de Trabalho III no Segundo Relatório de Avaliação. Desde então, participou de todos os relatórios do IPCC.
O ex-diretor da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa, também teve participação constante em relatórios do IPCC, especialmente a partir do AR3.
Reconhecimento individual
O professor Roberto Schaeffer é um dos autores brasileiros que mais vezes contribuíram ao IPCC: ele contribuiu para sete relatórios até o AR6.
Ele também foi destacado em estudo de 2017 como um dos autores mais influentes do WG III do IPCC, considerando citações e visibilidade científica.
Atuação institucional e de suporte nacional
A Coppe tem papel relevante no Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), que desde 2004 é sediado na Coppe.
Também contribuiu através desse fórum para políticas nacionais, como a elaboração do Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas e metas voluntárias de emissão, apresentadas em conferências internacionais.
- Acordo de Paris
- AR7
- Descarbonização
- IPCC
- Mudanças Climaticas
- Sustentabilidade
