Laboratório de Realidade Virtual comemora 10 anos

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Data: 27/06/2019

O Laboratório de Realidade Virtual (Lab3D) da Coppe/UFRJ celebra 10 anos de inauguração nesta sexta-feira, dia 28 de junho. Dedicado à pesquisa e à formação de alunos em áreas como realidade virtual, realidade virtual aumentada, visualização 3D e convergência digital, o laboratório é vocacionado, desde a sua criação, para atuar de forma interdisciplinar, envolvendo parcerias.

No dia será promovido um open lab, a partir das 15h30, no qual o público presente poderá experimentar dispositivos, como Oculus Rift com demonstração de visualização 3D; cardboard com vídeo 360º; display-wall com trabalhos desenvolvidos pelos alunos; tablet com realidade aumentada e vídeos da Coppe TV.

Coordenado pela professora Claudia Werner, diretora acadêmica da Coppe, o laboratório, inaugurado em 30 de junho de 2009, hoje vinculado ao do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe, oferece a disciplina “Laboratório de Engenharia de Software” para o curso de Engenharia da Computação e Informação (ECI), oferecido pela Escola Politécnica (Poli/UFRJ), com apoio da Coppe. O laboratório também oferece suporte aos alunos de mestrado e doutorado da Coppe. Nessa primeira década, as atividades de pesquisa geraram oito dissertações de mestrado e teses de doutorado, seis artigos publicados em periódicos e 37 artigos apresentados em congressos científicos.

“A temática da disciplina é realidade virtual aumentada. A gente começou este trabalho em parceria com a equipe do professor Luiz Landau, no Lamce, que já trabalhava como tema, e que oferece essa disciplina na pós-graduação, no Programa de Engenharia Civil”, explica Cláudia Werner.

“Fazemos parcerias por conta da visitação virtual. Por exemplo, fizemos uma com o Museu da Geodiversidade, do Instituto de Geociências (Igeo/UFRJ). Desenvolvemos para a exposição ´Mares do Passado´ um aplicativo MGeo Interativo, que por meio de realidade aumentada fornecia informações sobre composição das rochas, galeria de fotos, tour virtual com tradução em Libras e filmagens 360º”, relata a professora Claudia Werner.

Convergência digital

A pesquisadora Claudia Susie utilizando Oculus Rift, dispositivo para imersão em ambiente de realidade virtual

Construído com recursos da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação, o Lab3D inicialmente contava com a área laboratorial, propriamente dita, dez estações de trabalho, área de visualização e área interativa. Mas havia uma sala desocupada, na qual, em 2012, começou a funcionar o estúdio do laboratório. “Não havia na UFRJ nenhum estúdio de gravação, e o Sérgio Duque Estrada, funcionário da Coppe, sempre falava disso. Visitamos os estúdios do Cenpes e do Cinevídeo, e ele bolou a estrutura do estúdio. Tínhamos verba restrita, mas estamos em uma escola de Engenharia e temos aqui o maior especialista em acústica, o professor Jules Slama, que fez o projeto gratuitamente”, conta a professora.

“Desde 2005, a Coppe já tinha parceria com o Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro). Oferecíamos aulas no Curso de Tecnólogo em Sistemas de Computação, em parceria com a UFF, que coordena o curso, e já falávamos em regravar as aulas. Pensamos que o estúdio serviria para isso e várias outras atividades que concebíamos”, relata a professora.

O estúdio deu origem ao Laboratório de Produção Multimídia (LPM), que desde 2015 está sob a coordenação do webdesigner Duque Estrada, que já trazia uma bagagem na área, tendo sido responsável pela criação e implantação de dois canais institucionais de TV por IP da UFRJ (TV Consuni e WebTV-UFRJ). Com base em sua dissertação de mestrado, defendida no PESC em 2013, Duque Estrada desenvolveu uma plataforma para criação de uma TV por IP na Coppe.

Com a percepção da demanda crescente, estabeleceu parceria com o pesquisador Lauro Whately, do Laboratório de Computação Paralela e Sistemas Móveis (Compasso), para tornar o streaming do site mais estável e confiável. O código foi reescrito pela Terabit, empresa nativa da Coppe, spin off do laboratório Compasso, coordenado pelo professor Cláudio Amorim (PESC).

“São dois laboratórios distintos no mesmo espaço. As pessoas não fazem muito essa diferença. O Lab3D em si trabalha mais com a realidade virtual aumentada. O estúdio seria mais de produção mesmo, daí Laboratório de Produção Multimídia, apoiando a diretoria da Coppe e o PESC e produzindo conteúdos para os programas acadêmicos da Coppe”, destrincha Claudia Werner.

Em março do ano passado, o laboratório fechou parceria com o Confies (Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica) para a implementação da TV Confies, que já conta com 17 canais de diferentes fundações disponibilizando conteúdo de interesse do setor.

Saiba mais sobre o laboratório, sua equipe e sua infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento: https://lab3d.coppe.ufrj.br/

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