Lançamento de livros didáticos enfrenta o capacitismo estrutural em ambientes de trabalho

Planeta COPPE / Notícias

Data: 18/07/2024

Profissionais da Fundação Coppetec e da Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec) se reuniram, no auditório da Coppe/UFRJ, no dia 17 de julho, para a cerimônia de lançamento de um material didático que promete enfrentar o capacitismo estrutural em ambientes profissionais. Fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar do Laboratório Trabalho & Formação (LT&F) da UFRJ, foi desenvolvido em parceria com as duas instituições, o conjunto de três livros, que é o mais recente produto estruturado no âmbito do Projeto de Inserção Profissional Qualificada de Pessoas com Deficiência no Ambiente de Trabalho (Projeto IPQ).

Os livros são o resultado de diversos estudos e atividades de enfrentamento aos problemas de acesso, aproveitamento e participação de Pessoas com Deficiência (PCDs) em ambientes profissionais. O material abrange mais de 300 atividades práticas e um total de 360 horas-aula, incluindo oficinas e avaliações, destinadas a educadores e profissionais interessados em realizar uma efetiva inserção profissional qualificada de pessoas surdas. Os livros contêm atividades interativas e vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acessibilidade e facilitando o aprendizado para esse público específico.

Para o diretor-administrativo da Fiotec, Marcelo Amaral, o material fortalece um importante projeto em curso na instituição, o Projeto Conviver. Segundo ele, a parceria com a Coppetec possibilitou uma mudança de perspectiva institucional sobre a efetiva inclusão dos profissionais. O desafio comunicacional precisa ser encarado por todas as pessoas e não somente pelas pessoas surdas. “A promoção da acessibilidade deve ser encarada como um valor fundamental para toda a comunidade educacional e profissional. Somos nós que temos que estar preparados para receber todos os profissionais. Esse desafio não pode ficar restrito somente às pessoas com deficiência”, conta.

O coordenador do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe, Francisco Duarte, ressaltou a grandiosidade do projeto e seu alinhamento com a atuação histórica do Programa com pesquisas que estabelecem diálogo entre a Engenharia, as Ciências Humanas e a dimensão do trabalho. “O trabalho tem uma centralidade na vida das pessoas. Esse projeto considera a relevância desta dimensão para a efetiva inclusão das pessoas com deficiência”, disse.

A vice-reitora da UFRJ, Cássia Turci, reforçou o compromisso da universidade com a luta pela educação inclusiva, destacando a necessidade de disseminar práticas de comunicação acessível – um dos eixos trabalhados pelo material – e incentivando a incorporação de disciplinas como Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo acadêmico. “A Libras deveria ser uma disciplina obrigatória para todos os alunos. A comunicação inclusiva é uma questão crucial para termos uma universidade melhor. A gente precisa de um material desta qualidade para passarmos para nossa comunidade. A UFRJ tem como objetivo começar a abrir esses caminhos”, disse.

O lançamento dos livros representa um avanço significativo no campo da educação inclusiva e acessível, promovendo mudanças estruturais e práticas que podem beneficiar não apenas pessoas surdas, mas toda a sociedade brasileira. O material conecta temas de inclusão e de acessibilidade com temas próprios das organizações e gestão do ambiente de trabalho. Sensibiliza o participante da qualificação para compreender que a ideia de deficiência precisa ser descontruída para que pensemos que a Pessoa com Deficiência pode fazer tudo aquilo que as demais podem fazer. Trata sobre questões importantes como o direito das pessoas com deficiência, as dificuldades conjunturais para a inserção no mercado de trabalho e a ética no espaço organizacional.

Destinado a um público eclético de um ambiente profissional, dos mais diversos níveis hierárquicos que irá interagir com a pessoa surda, o terceiro livro tem como um dos objetivos a mudança atitudinal. “Todas as pessoas terão que se apropriar da ideia de mudança atitudinal para que a inserção profissional qualificada realmente aconteça”, explica o professor da IFRJ João Emilio Reis, um dos autores do livro.

“Desejamos que este material tenha a máxima divulgação possível e que se espraie por todo o país, em áreas administrativas que enxerguem a necessidade dessa qualificação”, diz o professor Fabio Zamberlan, coordenador do Laboratório Trabalho & Formação (LT&F).

Saiba mais: https://coppe.ufrj.br/planeta-coppe/promovendo-a-inclusao-coppe-e-fiotec-lancam-material-didatico-para-qualificacao-profissional-de-pessoas-surdas