Lançamento do livro Hidrelétricas e Meio Ambiente
Planeta COPPE / Planejamento Enérgico / Notícias
Data: 29/08/2019
Na próxima sexta-feira, dia 30 de agosto, às 17 horas, será lançado o livro Hidrelétricas e Meio Ambiente. Organizada pelo professor Marco Aurélio dos Santos, do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ, a obra traz uma análise sobre o potencial de construção de novas usinas hidrelétricas no Brasil, desde que haja investimentos na resolução de conflitos ambientais. Aberto ao público, o lançamento do livro, publicado pela Synergia Editora, será na Livraria da Travessa, na rua Sete de Setembro, 54, Centro, Rio de Janeiro.
Os autores lembram que as hidrelétricas são uma opção de geração de energia elétrica adotada por vários países no mundo, dos quais Brasil, Estados Unidos, Canadá, Rússia e China são os grandes produtores desta opção de fonte. Dentre as maiores hidrelétricas mundiais, o Brasil tem três grandes projetos: Itaipu, Tucuruí e Belo Monte.
Na obra é destacado que todos os grandes produtores de energia hidrelétrica já esgotaram o seu potencial remanescente e que, no Brasil, de todas as opções de geração de energia elétrica, como termonuclear, termoelétricas a óleo, gás ou carvão mineral, eólicas e fotovoltaicas, a energia hidráulica é a que possui maior grau de nacionalização de componentes feitos no país, bem como uma grande capacidade técnica de construção.
Mas, como ressaltam os autores, há uma série de obstáculos na implementação do potencial hidrelétrico nacional, tendo em vista as questões socioambientais. Para eles não resta dúvida que há ainda boas opções de projetos, caso haja investimento na resolução dos conflitos ambientais, como por exemplo a participação dos órgãos ambientais no processo de inventário hidrelétrico, maiores compensações para eventuais danos irreparáveis ao meio ambiente, a viabilidade antecipada de grupos de projetos por bacias hidrográficas, empregando-se a Avaliação Ambiental Estratégica, entre outras ações.