Livro sobre impactos ambientais dos plásticos é lançado na Rio+20
Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias
Data: 24/06/2012
O professor José Carlos Pinto, coordenador do Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Processos do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, lançou na sexta-feira, 22 de junho, no estande da Coppe/UFRJ, no Parque dos Atletas, o livro “Impactos Ambientais Causados pelos Plásticos – Uma discussão abrangente sobre os fatos e os dados científicos”.
Uma das propostas do livro, da editora E-papers, é desmistificar a ideia de que o plástico é prejudicial ao meio ambiente porque demora 200 anos para se degradar. Segundo ele, é um equivoco enorme acreditar que a não degradação dos plásticos é ruim. A degradação gera a emissão de CO2 e gás metano. O problema, diz, não está no fato de o plástico não se degradar, está no desperdício. “É preciso criar meios para aumentar o ciclo de vida desse material, reaproveitar, reutilizar e reaproveitar mais”, enfatiza.
Além do professor José Carlos Pinto, são autores do livro Alessandra Magrini, Caio Kawaoka Melo, Carlos Castor, Carolina Gaioto, Dirceu Pereira dos Santos, Grazielle Borges, Isaías da Silva Rosa, Jorge Juan Soto Delgado, Márcio Nele de Souza, Maria Clara Brandt, Paula Naomi, Príamo Albuquerque Melo Jr., Ricardo Aderne e Sônia Vasconcelos.
Leia mais sobre o trabalho na seção Livros do Planeta Coppe.