Manifesto da Diretoria da Coppe em Defesa do Professor Jerson Lima
Planeta COPPE / Comunicados Oficiais
Data: 23/10/2024
A Diretoria da Coppe/UFRJ manifesta seu profundo descontentamento com o anúncio da exoneração do Professor Dr. Jerson Lima da presidência da FAPERJ.
A Coppe/UFRJ – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia, referência no Brasil e no mundo. Coppe e Faperj caminham juntas na viabilização de projetos inovadores, transformando pesquisas em soluções tecnológicas aplicáveis, impulsionando a ciência e a inovação no estado do Rio de Janeiro e contribuindo para o avanço sustentável da sociedade.
A importância da FAPERJ, fundada por ícones do pensamento científico, exige um líder que não apenas possua experiência administrativa, mas também sensibilidade e compreensão do Parque Científico e Tecnológico do Estado, reconhecendo o poder transformador do cargo para potencializar a ciência como vetor de progresso econômico e social.
Desde que assumiu a presidência, Jerson Lima tem se empenhado em expandir o apoio à pesquisa científica no estado do Rio de Janeiro, com foco na inovação tecnológica e na internacionalização das pesquisas. Ele defende consistentemente o investimento em ciência e tecnologia, ressaltando a importância de projetos com impacto social direto, seja no desenvolvimento de novas tecnologias, seja na formação de pesquisadores e profissionais altamente qualificados.
Sob a liderança de Jerson Lima, a FAPERJ se destacou pela busca de uma maior integração entre universidades, centros de pesquisa e as demandas do setor produtivo. Ele promoveu parcerias entre o setor público e o privado e incentivou a transferência de tecnologia como mecanismo de inovação, modernizando os processos internos da fundação garantindo agilidade na concessão de bolsas e financiamento.
Graças à sua visão gerencial, a FAPERJ se consolidou como uma das principais agências de fomento do Brasil, promovendo avanços significativos em saúde, meio ambiente e tecnologia. Sua liderança incentivou milhares de jovens pesquisadores e estimulou a participação feminina na ciência, evidenciando a qualidade e a dimensão inclusiva dos Editais da FAPERJ.
Jerson Lima é um cientista de renome, respeitado nacional e internacionalmente por seu trabalho incansável em prol da produção e socialização do conhecimento científico. Seu respeito e credibilidade junto à comunidade científica, aliado a um relacionamento sólido com outras agências de fomento, conferiram à FAPERJ e ao Estado do Rio de Janeiro uma notável respeitabilidade.
Portanto, fazemos um apelo ao Governador Claudio Castro para que reconsidere a exoneração do Dr. Jerson Lima, não apenas pelo caminho já percorrido, mas com um olhar voltado para o futuro do nosso Estado.
É essencial preparar o Rio de Janeiro para a era pós-petróleo e gás. Para isso, a FAPERJ exerce um papel estratégico ao incentivar novas vocações nas áreas de nanotecnologia, novos materiais, tecnologia da informação, inteligência artificial, segurança cibernética e ciência de dados.
Reiteramos nosso apoio ao Professor Jerson Lima, na esperança de que sua liderança continue a impulsionar a ciência e tecnologia no Rio de Janeiro.
.
Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2024.
.
Professora Suzana Kahn
Diretora da Coppe/UFRJ
.
Professor Marcello Campos
Vice-diretor da Coppe/UFRJ
.
Professor Fernando Alves Rochinha
Presidente do Conselho Deliberativo da Coppe/UFRJ