Marina Silva profere palestra na Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 24/05/2012

A ex-senadora Marina Silva e o diretor da Coppe/UFRJ Luiz Pinguelli Rosa estão entre os palestrantes do seminário Energia Limpa: Oportunidades e Desafios no Brasil, promovido pela Thomson Reuters Foundation, que acontece no dia 1º de junho no auditório da Coppe, no CT 2, Cidade Universitária. O objetivo do evento é debater os caminhos que o País deve seguir para manter a liderança mundial no aproveitamento de fontes renováveis de energia.

No primeiro painel de seminário, com início previsto para as 10h30, serão apresentadas as oportunidades de crescimento para a energia limpa no Brasil, contemplando questões como o aumento da competitividade, os entraves para este mercado e as políticas públicas que garantam o desenvolvimento do setor. No segundo painel serão discutidos os impactos socioambientais da matriz energética brasileira, levando em conta os desafios e riscos impostos por projetos como a exploração do petróleo da camada pré-sal e a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Braço da Thomson Reuters, empresa líder no fornecimento de notícias e informações, a Thomson Reuters Foundation (TRF) é uma instituição beneficente comprometida em fornecer informação de credibilidade e assistência legal gratuita às pessoas em necessidade ao redor do mundo. Desde 1982, tem sido pioneira no desenvolvimento da mídia e nos serviços de informação humanitária. Com seu portal Trust.org, a TRF é dedicada a fortalecer os povos e comunidades por meio do lema “conhecimento para agir”, formando redes de troca de informações com ONGs e entidades civis.

Além de Marina Silva e do diretor da Coppe/UFRJ Luiz Pinguelli Rosa, também secretário do Fórum de Mudanças Climáticas (FBMC), o seminário contará com as presenças do chefe do Departamento de Energias Alternativas do BNDES, Antonio Tovar, e da professora da USP e membro independente do Conselho de Administração da Eletrobras, Virgínia Parente, entre outros importantes nomes ligados ao setor energético e ao meio ambiente.

O seminário seminário Energia Limpa: Oportunidades e Desafios no Brasil terá transmissão em vídeo ao vivo por meio do portal UOL (http://www.uol.com.br). A entrada é aberta ao público, mediante confirmação da presença pelo e-mail energialimpa@cmeventos.com.br ou pelo telefone +55 (21) 2539-1214 com Katia Correia.

PROGRAMAÇÃO:

– Painel 1, às 10h30: Energia limpa: competitividade e oportunidades de crescimento no Brasil

Palestrantes: Antonio Tovar, chefe do Departamento de Energias Alternativas do BNDES; Virgínia Parente, professora do IEE/USP e membro independente do Conselho de Administração da Eletrobras; Paulo Pedrosa, presidente da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace) e Everaldo Feitosa, presidente da Eólica Tecnologia.

– Apresentação da oradora especial, às 14 horas – Marina Silva, ex-senadora, ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata à presidência da República

– Painel 2, ás 14h30: Energia limpa e impactos socioambientais da matriz energética brasileira

Palestrantes: Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe/UFRJ e Secretário do Fórum de Mudanças Climáticas (FBMC); Nivalde de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) do Instituto de Economia da UFRJ; e Carlos Rittl, coordenador do Programa de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil.