Matéria sobre projeto da Coppe ganha Prêmio de jornalismo
Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias
Data: 22/11/2024
A reportagem “Pesquisa ajuda a entender mudanças de hábitos de deslocamentos na Região Metropolitana do Rio”, assinada pela jornalista Tânia Maria Gouveia Leite para a revista Ônibus, conquistou o primeiro lugar no Prêmio CNT de Jornalismo 2024, na categoria “Comunicação Setorial”.
Publicada pela Semove, a matéria aborda uma pesquisa inédita realizada pelo Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ, coordenada pelo professor Glaydston Ribeiro, que analisa as transformações nos padrões de mobilidade da população, com o objetivo de tornar a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro mais sustentável.
A premiação, que chega à sua 31ª edição, foi dividida em sete categorias. O Grande Prêmio foi para a série “O tempo de cada um”, do jornalista Chico Regueira, da TV Globo, que aborda o impacto da baixa qualidade do transporte na exclusão social. A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 4 de dezembro, em Brasília.
Promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Prêmio de Jornalismo reconhece trabalhos jornalísticos que se destacam pela relevância social e para o setor de transportes, qualidade editorial, criatividade, originalidade e atualidade. As matérias e fotografias inscritas passaram por um rigoroso processo de avaliação, que incluiu uma pré-seleção por um grupo de cinco jornalistas com expertise acadêmica, e uma análise final realizada por um júri composto por jornalistas renomados e especialistas do setor. Entre os jurados, esteve a professora Andrea Santos, do PET/Coppe, e codiretora do Hub da UCCRN para a América Latina, rede vinculada à Universidade de Columbia.
Confira a matéria premiada:
- Mobilidade
- Prêmio CNT
- transportes