Meninas superpoderosas: Professoras da Coppe são contempladas em programa da Faperj para a inserção feminina nas áreas tecnológicas
Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Engenharia Nuclear / Notícias
Data: 14/06/2024
A Coppe/UFRJ teve duas professoras contempladas no Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Computação 2024, da Faperj: Inayá Corrêa Barbosa Lima e Elizabete Fernandes Lucas. O programa é destinado a pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento científico e para a formação de recursos humanos nas referidas áreas. O resultado do edital foi divulgado no dia 13 de junho e, ao todo, foram contempladas 33 propostas, sendo nove da UFRJ.
O objetivo principal é promover o despertar do interesse vocacional de meninas e mulheres da Educação Básica – que envolve o Ensino Fundamental, a partir do 6º ano e o Ensino Médio – e do Ensino Superior para a pesquisa científica e tecnológica nas áreas técnicas, com projetos desenvolvidos nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.
A professora Elizabete Lucas, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM) foi contemplada com o projeto “Meninas superpoderosas: nas ciências e na tecnologia”. Já a professora Inayá Corrêa Lima, do Programa de Engenharia Nuclear (PEN), com o projeto “Meninas como futuras líderes na ciência nuclear: iniciativas de desmistificação”.
De acordo com a diretora científica da Faperj, Eliete Bouskela, o programa é importante e fundamental para o ingresso e permanência de meninas e jovens cientistas nas áreas exatas e tecnológicas. “A sub-representação de mulheres nestas áreas precisa ser equacionada, uma vez que estas são áreas estratégicas e bem remuneradas”, diz.
- meninas na ciencia
- mulheres na ciencia
- STEM