Mestrando da Coppe recebe prêmio da ABCM

Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 10/08/2023

O aluno do Programa de Engenharia Mecânica (PEM) da Coppe/UFRJ, Elias do Carmo Dias, foi o vencedor do prêmio ABCM – PIPELINEBRAZIL (Edital 2022). Elias foi contemplado pela dissertação de mestrado intitulada “Escoamento de Biocombustível com Cavitação em Dutos”, orientada pelo professor Helcio Orlande (PEM).

Segundo a diretoria da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), o trabalho premiado desenvolveu um código computacional para a simulação de escoamentos transientes com cavitação em dutos. As simulações foram verificadas a partir de resultados disponíveis na literatura e também através de experimentos realizados pelo autor. Trata-se de um trabalho técnico-científico atual e relevante, com potencial de aplicação na área de pipeline.

Confira a dissertação de Elias do Carmo Dias na plataforma Atrio.

• ABCM
  • biocombustível