Michael Jordan fala na Coppe sobre Ciência da Computação

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 01/08/2018

Professor Michael Jordan (foto: Peg Skorpinski)

O professor Michael Jordan, da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), proferirá palestra, dia 7 de agosto, sobre o tema “On Computational Thinking, Inferential Thinking and Data Science”. Promovido pela Coppe/UFRJ e o Instituto de Matemática da UFRJ, o evento terá início, às 11 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2.

Membro da National Academy of Sciences e da National Academy of Engineering, Jordan foi apontado pela revista Science como um dos pesquisadores mais influentes do mundo na área de Computação. Especialista na área de aprendizado de máquina (machine learning) e estatística, as pesquisas de Jordan conectam computação, estatística, cognição e ciências biológicas.

Escultura de Michael Jordan (astro do basquete), Karl David – publicada pela revista Science

Em artigo recente, o professor americano antecipa o futuro da Inteligência Artificial como sendo menos a realização das ficções científicas de supermáquinas e mais como o redesenho da tecnologia para que se torne mais presente e influente na vida cotidiana.

O evento está sendo organizado por três programas de pós-graduação da UFRJ: de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da Coppe; e de Informática (PPGI) e Estatística (PPGE), ambos do Instituto de Matemática.

O professor Michael Jordan está no Rio de Janeiro por ocasião do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês) de 2018. Promovido pela primeira vez em um país do hemisfério sul, o evento está sendo realizado no Riocentro, de 1 a 9 de agosto. Durante o ICM será entregue a Medalha Fields, a mais importante premiação no campo da Matemática. Saiba mais no site do Congresso: http://www.icm2018.org/