Ministro da Ciência e Tecnologia visita a COPPE e recebe proposta inovadora da Instituição
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 24/03/2004
O Ministro da Ciência e Tecnologia Eduardo Campos esteve na COPPE/UFRJ no dia 22 de março para conhecer alguns dos principais projetos desenvolvidos na Instituição, inclusive os financiados pelo Fundos Setoriais. Estiveram presentes à cerimônia realizada no auditório, o Reitor da UFRJ Aloisio Teixeira, diretores, professores e funcionários da COPPE e o presidente da FINEP Sergio Rezende.
A diretora da COPPE, professora Angela Uller, propôs ao Ministro a criação de uma Certificação de Centros de Excelência. A idéia é que o MCT identifique os Institutos de Pesquisas que têm desenvolvido, com sucesso, estudos e projetos de alta tecnologia, como os voltados para a área de fármacos, software, semicondutores e Bens de capital.
Angela Uller também mostrou ao Ministro alguns dos principais projetos já concluídos pelos professores e pesquisadores da Instituição, bem como outros em andamento. Foram apresentados trabalhos voltados para a área química, de hidrogênio e de processamento de sinais, dentre outros, que são considerados como de Tecnologia de Ponta.
O Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, ao comentar a eficiência de outros Centros da Universidade, ressaltou a importância da COPPE dizendo que gostaria de ver toda a UFRJ como uma “grande COPPE”, devido a forma como capta recursos para desenvolver os seus projetos, além de saber muito bem administrá-los, através da Fundação COPPETEC.
O Ministro Eduardo Campos disse que no próximo dia 31 deverá ser anunciado pelo Governo Federal o Projeto de Lei de Inovação, juntamente com a proposta de Política Industrial. O projeto que estabelecerá as regras para o desenvolvimento tecnológico e científico do País foi apresentado à professora Angela Uller. Eduardo Campos disse ainda no auditório que gostaria de receber as sugestões dos professores da COPPE, elogiando o corpo docente da Instituição pela colaboração que vem dando para o desenvolvimento científico do Brasil.
Após a palestra, o Ministro fez uma visita ao Tanque Oceânico da COPPE que, inaugurado no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu um investimento de R$ 15 milhões provenientes dos royalties do Petróleo, através do Fundo CT-Petro, do Ministério da Ciência e Tecnologia. Desde sua inauguração, o Tanque já vem sendo usado constantemente pela Petrobras, colaborando ainda mais para o desenvolvimento tecnológico da estatal.