Missa de Sétimo do professor Luiz Pinguelli Rosa

Planeta COPPE / Notícias

Data: 07/03/2022

A Coppe/UFRJ e a família de Luiz Pinguelli Rosa convidam para a Missa de Sétimo Dia do professor e ex-diretor da Coppe, nesta quinta-feira, 10 de março. A missa será celebrada com início às 9h, na Igreja de Santa Rita, no Largo de Santa Rita s/n, Centro.

Professor Titular da UFRJ e ex-diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa nasceu no Rio de Janeiro em 19 de fevereiro de 1942. Filho do alfaiate Avilla Rosa e de Dalva Pinguelli Rosa, costumava dizer que parte de sua formação se devia às conversas sobre política que ouvia na alfaiataria do pai. “Acho que aprendi mais na alfaiataria do que na escola”, brincava Pinguelli ao relembrar o período no qual colaborava com o pai quando chegava da escola. Mal sabia ele que tal aprendizado lhe seria de grande valor em momentos decisivos de sua trajetória.

Pinguelli costumava dizer que “a política é indissociável da Universidade”. Em 1986, logo após o fim do regime militar, foi eleito para o seu primeiro mandato como diretor da Coppe/UFRJ. Era o começo do processo de redemocratização no país. “A primeira coisa que fizemos foi convidar os professores que haviam sido expulsos pelos militares para retornar à instituição”, lembrou em entrevista concedida para a revista Coppe 50 anos que retrata cinco décadas de história da instituição fundada por Alberto Luiz Coimbra em 1963.

Saiba mais sobre Pinguelli na seção Perfil do Planeta Coppe Notícias.