Mobilidade sustentável na Cidade Universitária – Inscrições abertas

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Notícias

Data: 01/11/2021

Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para o concurso de ideias “Mobilidade sustentável na Cidade Universitária da UFRJ”, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), pela Coppe, pela Escola Politécnica (Poli). A premiação será remunerada, havendo a possibilidade de obter 180h de atividade de Extensão.

O objetivo do concurso é selecionar três melhores propostas, sob a forma de estudo preliminar, para a implantação do MagLev-Cobra, trem de levitação magnética desenvolvido na Coppe, na Cidade Universitária da UFRJ. As equipes deverão elaborar projetos de estações e trajetos, assim como a adequação do veículo de transporte tendo em vista as novas preocupações sanitárias. A melhor proposta será premiada com 10 mil reais.

O projeto deverá contribuir para a ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação de quaisquer unidades da UFRJ, mas cada projeto deverá ter ao menos um estudante da FAU entre seus proponentes.

Para saber mais, acesse o site: mobsustentavel.wixsite.com/concurso

Maglev-Cobra

Desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) da Coppe, sob a coordenação do professor Richard Stephan, o Maglev-Cobra é o primeiro veículo no mundo a transportar passageiros utilizando a tecnologia de levitação magnética por supercondutividade. A Alemanha e a China também já fazem experiências com a mesma tecnologia, embora os seus projetos ainda se encontrem em fase de testes em laboratório, ou seja, ainda não foram implantadas linhas de teste nestes países.

Compacto e leve, o Maglev-Cobra se desloca silenciosamente sobre trilhos imantados, sem emitir poluentes e trafega em uma linha experimental alimentada por quatro painéis de energia solar fotovoltaica. Planejado para ser uma alternativa de transporte em centros urbanos, o veículo levita sobre passarelas suspensas, que não competem pelo já reduzido espaço das grandes cidades.

Economicamente vantajoso, sua implantação por quilômetro é de cerca de 1/3 do valor necessário para implantação de um metrô subterrâneo na mesma extensão, dispensando as caras e impactantes obras civis dos metrôs e trens de superfície convencionais.

• MagLev-Cobra