Museu Nacional de Belas Artes e COPPE assinam convênio para obras de recuperação na presença do Ministro da Cultura
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 09/12/2003
O Ministro da Cultura, Gilberto Gil, o diretor do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Paulo Herkenhoff, e a diretora da COPPE, Angela Uller, assinaram, dia 8 de dezembro, convênio para a reforma e conservação estrutural do museu. O projeto a ser desenvolvido pela COPPE tem o objetivo de elaborar o Plano de Recuperação Emergencial do MNBA, fazendo um raio-X de todo o prédio que abriga o museu. O Ministério da Cultura já liberou R$ 2 milhões para a obra, que está orçada em R$ 12 milhões e tem prazo de 18 meses para ser concluída.
Essa será a maior reforma estrutural do prédio desde que foi inaugurado em 1908, quando funcionava como Escola Nacional e Belas Artes. Coordenado pelo professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE, Francisco Duarte, o projeto inclui a recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, remodelação do sistema de ar condicionado, redução do nível de vibração do prédio e avaliação de corrosão da argamassa das cúpulas do museu, segurança eletrônica, entre outros.
A COPPE vai projetar um novo espaço interno adaptado às funções e necessidades do museu. Segundo Duarte, o prédio que não foi originalmente construído para abrigar um museu, vai passar por uma reformulação para melhorar o fluxo de visitantes, técnicos e material, integrando salas de exposição, reserva técnica, oficinas de restauração e salas administrativas.