Na recepção aos novos alunos diretor da Coppe reitera compromisso da instituição com a sociedade

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 19/03/2020

A Coppe/UFRJ promoveu na última sexta-feira, 13 de março, sua tradicional Recepção aos Novos Alunos. Pela primeira vez a instituição promoveu este evento em conjunto com a sua Aula Inaugural, proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN), Sidarta Ribeiro. Por conta da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), a cerimônia não foi aberta ao público e somente transmitida via Facebook.

O diretor da Coppe, professor Romildo Toledo iniciou sua fala enfatizando aos recém-egressos que a Coppe é parte de uma universidade pública e gratuita e sua função é servir à sociedade brasileira. “Não podemos jamais esquecer desse compromisso que temos com quem nos mantém. Formamos recursos humanos e fazemos pesquisas avançadas e aplicadas para atender nossa sociedade. Essa é nossa finalidade”.

“Isso precisa ser ressaltado nesse momento que vocês chegam a nossa instituição, em particular por se tratar de um momento de extrema dificuldade em que a Ciência e Tecnologia sofrem ataques sistemáticos e frontais. Precisamos resistir e vocês fazem parte dessa resistência. A chegada de vocês nos enriquece, engrandece e fortalece para enfrentar os desafios que nos são cotidianamente postos pela sociedade”, complementou o diretor.

Em uma reflexão sobre as circunstâncias do tempo presente, professor Romildo Toledo lembrou uma passagem do historiador israelense Yuval Noah Harari, que diz, em seu livro “21 lições para o século 21” que “num mundo inundado de informações irrelevantes, clareza é poder”. “Gostaria de acrescentar que só desenvolvimento sistemático do conhecimento, da Ciência e da Tecnologia é o que garantirá a nossa independência socioeconômica, cultural e artística”, finalizou o diretor da Coppe.

Apresentação da Coppe aos recém-egressos

A diretora acadêmica da Coppe, professora Lavínia Borges, apresentou sua equipe, com a qual os novos alunos poderão e deverão contar ao longo de sua trajetória acadêmica na instituição. A diretora apresentou as informações mais importantes para os recém-egressos, as quais estão disponíveis (em pdf) no livreto Informações aos Novos Alunos -2020, na seção Vida Acadêmica do site institucional. Estas mesmas informações constarão de um “kit de sobrevivência” que será disponibilizado na entrada do bloco G, no Centro de Tecnologia, próximo à sala da diretoria acadêmica (sala G-103).

Professora Lavínia recomendou aos alunos que sejam curiosos a respeito da instituição, buscando sempre estarem a par, tanto das informações de interesse acadêmico, na já citada seção Vida Acadêmica, quanto das notícias relativas à instituição, no Planeta Coppe Notícias.

“Vocês terão acesso às nossas redes de distribuição por email, mas eu recomendo que visitem sempre a página da Coppe, pois lá a informação é mais rica, é mais detalhada. Sigam também nossas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram”.

“É importantíssimo que leiam as normas e regulamentos e sigam o Calendário Acadêmico que, por enquanto, não sofreu alterações por conta da pandemia de coronavírus”, enfatizou a diretora acadêmica, que também destacou a importância da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa (CPGP), responsável pela implementação das normas acadêmicas emanadas pelo Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa (CEPG), um dos três Conselhos Superiores da UFRJ.

A diretora acadêmica da Coppe incentivou os novos alunos a se matricularem nos Cursos Livres oferecidos pela Coppe, e informou que a Coppe TV disponibiliza vídeo-aulas do curso Metodologia Científica e Ética na Pesquisa. “Ao acessarem o site da Coppe TV abram a aba “Canais” e depois selecionem Canal Acadêmico”, orientou a professora. A primeira aula deste curso está disponível neste link.

Novidade: Apoio psicossocial ao discente

Na cerimônia, a diretora de Gestão de Pessoas da Coppe, Vanda Borges apresentou o Núcleo Psicossocial de Apoio ao Discente (Nupad), criado recentemente. Segundo Vanda, trata-se de uma demanda antiga da comunidade. “O trabalho é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar de serviço social e psicologia. Não é apenas reativo: o Núcleo terá uma programação de atividades ao longo do ano”, explicou.

“O acolhimento é realizado duas vezes por semana, segundas e quartas, na Tenda Lobo Carneiro. No momento os atendimentos não podem ser coletivos, em função da pandemia de coronavírus, mas podem ser individualizados. Sempre baseados nos pilares de acolhimento, integração e reflexão”, complementou a diretora de Gestão de Pessoas da Coppe, que disponibilizou o email nupad@adc.coppe.ufrj.br como forma de comunicação, para os alunos que precisarem do apoio do Núcleo.

Defesa da dignidade dos pesquisadores universitários

A recepção contou com a presença de uma única aluna, Giovanna Ronzé Pedreira, mestranda do Programa de Engenharia Química (PEQ). Representante discente no Conselho Deliberativo da Coppe, Giovanna informou aos recém-egressos que os pós-graduandas e pós-graduandos da instituição se reúnem para discutir assuntos de interesse da universidade e da sociedade como um todo.

“Defendemos a importância da pedagogia de Paulo Freire, na educação em geral e no ensino de Engenharia. É preciso ir além do conhecimento técnico e compreender a perspectiva social”, destacou a representante. Giovanna enfatizou em seu discurso que a representação discente da Coppe se opõe ao Future-se, em qualquer formato que seja proposto, “pois ele deveria sofrer muitas alterações para que não vise à privatização da universidade pública, nem a retirada de sua autonomia”.

A aluna defendeu ainda o reajuste das bolsas recebidas pelos pós-graduandos. “Nós somos trabalhadores da Ciência recebendo bolsas abaixo do piso salarial, trabalhando em dedicação exclusiva e com conhecimento especializado. O aumento do valor das bolsas é uma pauta pela dignidade dos trabalhadores e pela possibilidade de vinda de pesquisadores de outras regiões do Brasil para o Rio de Janeiro”, esclareceu Giovanna, que divulgou a conta @borafazerciencia no Instagram como forma de contato para os alunos com a sua representação no Conselho Deliberativo da Coppe.