Nelson Maculan é homenageado pelos 80 anos em marcante e emocionante cerimônia na Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 29/03/2023

| Autor(a): COPPE

Desde sua entrada no auditório lotado, quando foi recebido de pé com longos aplausos, o professor Nelson Maculan Filho, do programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe/UFRJ, teve seus 80 anos de idade bastante celebrados por uma plateia que traduz sua representatividade e sua importância para o país como um todo. A cerimônia realizada na manhã de hoje, dia 29 de março, foi promovida pelo Pesc e pelo Instituto de Matemática, da UFRJ, onde Maculan também é docente. O evento reuniu dezenas de professores da UFRJ e de outras universidades, incluindo reitores e aposentados; muitos alunos, ex-alunos, técnico-administrativos, seus familiares e dirigentes de entidades de classe e de instituições governamentais.

O lado humano, atencioso e generoso de Maculan foi destacado pelos participantes, bem como a quantidade e qualidade de alunos por ele formados, considerados como “seus filhos”, que estão distribuídos por todos os estados do Brasil e também no exterior. “O Maculan nos dá muito orgulho. Lembro que fui uma vez ao Chile, na Usach, e encontrei com o pessoal de computação e todos do departamento tinham sido alunos do Maculan. Em todo o lugar que a gente vai tem alguém que é aluno do Maculan”, destacou a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Angela Uller, diretora em exercício da instituição.

Angela disse ser fantástico o fato de o Marculan ter sido diretor da Coppe, reitor da universidade, mas nunca largar seu ofício de professor, em todos os sentidos. “É uma das pessoas mais gentis que conheço e agregadoras, o que às vezes é difícil no ambiente em que vivemos. Parabéns, Maculan, de toda a Coppe, muitos anos mais de colaboração aqui conosco. Parabéns, por tudo o que você fez por nós. Muito obrigada”.

Ao fazer a saudação ao homenageado, o reitor da UFRJ, professor Carlos Frederico Rocha, disse que quando a universidade concede a emerência a um professor está o convidando a fazer parte de seu DNA. “Na verdade, quem se sente honrado com isso somos nós. Passamos a ter a identidade do Maculan conosco. Nossa admiração por você é muito grande, Maculan. São 80 anos e ainda com atividades. Continua aqui conosco e orientando. Maculan, a homenagem é para você e um grande orgulho para nós”, declarou o reitor da UFRJ

Declarando-se muito emocionado, Nelson Maculan falou de seu ingresso na UFRJ, ressaltando a importância de ter iniciado sua carreira de docente na Coppe e também no Instituto de Matemática, onde passou a ter uma grande interação com a graduação, com a Matemática Aplicada, e deu aula de cálculo. Destacou que chegou a dar 20 horas de aula por semana e a ter 150 alunos, e fez uma crítica às universidades brasileiras, que funcionam com uma união de escolas e não como uma universidade, onde os diversos cursos deveriam interagir.

No início de sua fala, Maculan agradeceu a todos e, em especial, ao professor que o trouxe de Ouro Preto para a instituição, em 1965; ao professor. Paulo Boaventura, seu orientador no doutorado realizado no Programa de Engenharia de Produção da Coppe, e ao professor Paulo Alcântara Gomes, por ter salvo o seu pai, o senador Nelson Maculan, na época da ditadura.

“Eu quero agradecer muito a presença de vocês aqui, à minha família, esposa, filha, meus dois filhos, minhas duas noras, minhas três netas e o meu neto, que me ajudaram muito, a e a todos os sobrinhos e primos que estão aqui hoje. Fico muito contente, agradeço a todos por estarem presentes. Foi uma grande surpresa para mim, vi tanta gente interessante aqui dentro”, declarou, um contente Maculan, ao encerrar seu discurso.

Confira o evento na íntegra no canal do Pesc no YouTube: https://bit.ly/3nxurlL