Nelson Maculan fala sobre as impressões da década de 1970 durante a Semana PESC 50 anos

Planeta COPPE / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias

Data: 06/11/2020

A Coppe/UFRJ promove, a partir de segunda-feira, dia 9 novembro, a Semana PESC 50 anos, em comemoração ao cinquentenário do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da instituição. O seminário virtual, que contará com a participação de cinco professores que ingressaram no PESC em cada uma das décadas, a começar pelo professor Nelson Maculan, e de cinco ex-alunos que seguiram carreiras diversificadas, será realizado até 13 de novembro, sempre das 18 às 19 horas, e transmitido pelo canal do Programa no Youtube.

Na abertura, o coordenador do PESC, professor Guilherme Horta Travassos, fará uma breve apresentação do Programa, com sua trajetória, conquistas e desafios. Criado em 1970, o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe está entre os melhores do país, mantendo nota máxima na avaliação da Capes. Ao longo de sua história, vem se transformando para acompanhar a rápida evolução da Computação, que se tornou em um dos mais dinâmicos e interdisciplinares campos da ciência e tecnologia contemporânea. Desde sua fundação, O PESC tem formado especialistas altamente qualificados – mais de 1.500 mestres e cerca de 600 doutores – que são rapidamente absorvidos pela academia e indústria, no Brasil e exterior.

Após a abertura, o professor do PESC e Emérito da UFRJ, Nelson Maculan, falará sobre as “impressões da década de 70”, época em que ingressou como docente no Programa. A moderação será da professora Marcia Fampa. Mestre em Matemática Estatística, pela Universidade Pierre e Marie Curie e doutor em Engenharia de Produção pela Coppe, Maculan é reconhecido por sua atuação acadêmica e política, em defesa da Educação. Foi diretor da Coppe (1990), reitor da UFRJ (1990-1994), secretário de Educação Superior do MEC (2004 a 2006), e Secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2007-2008). Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE), foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2007), e recebeu o Prêmio Anísio Teixeira (2011). Recentemente, no de 2020, foi eleito Fellow do Institute for Operations Research and the Management Sciences (Informs). Além disso, Maculan é Doutor Honoris Causa de cinco universidades em três países: Université Paris Dauphine (2020); Universidade Federal do Piauí (UFPI – 2015); Universidad Ricardo Palma, no Peru (2006); Université Paris 13, França (2005) e Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru (2003). É também Professor Honoris Causa na Universidade Federal do Ceará (UFC – 2012) e na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais (Ufla – 2006).

Na sequência, o ex-aluno Marlon Righi Vieira falará sobre o tema Lições aprendidas em desenvolvendo “Large Industrial Software” – reflexões depois de 20 anos no PESC. A moderação será do professor Guilherme Horta Travassos. Diretor Senior da Siemens PLM Software, Marlon, que cursou seu mestrado no PESC, representará os alunos egressos do Programa que foram trabalhar em uma grande multinacional. Doutor em Engenharia de Software pela Universidade da California – Irvine, Marlon acumulou mais de 15 anos de experiência, criando e desenvolvendo soluções, produtos e serviços, desde suas concepções até a implementação no mercado.

Saiba mais sobre a Semana PESC 50 anos: Coppe promove Seminário comemorativo dos 50 anos de seu Programa de Engenharia de Sistemas e Computação