No Engie Day, professora Suzana alerta para paradoxo do novo paradigma tecnológico

Planeta COPPE / Notícias

Data: 02/08/2023

A sensação de que o mundo caminha para um cenário de maior concentração de conhecimento e riqueza. Foi para este paradoxo que a diretora da Coppe/UFRJ, professora Suzana Kahn, chamou atenção durante o painel “Transição energética e justa” do Engie Day 2023, evento promovido pela multinacional francesa e realizado no Museu do Amanhã, nesta quarta-feira, 2 de agosto.

Ao abordar a ponderação da mediadora do painel, a gerente de Meio Ambiente, Responsabilidade Social Corporativa e Transição Energética da Engie, Flávia Teixeira, de que “transição justa é conseguir uma economia neutra em carbono sem deixar ninguém para trás”, a professora Suzana enfatizou que “não há país que tenha se desenvolvido social e economicamente, que não tenham investido pesadamente em Ciência e Tecnologia”.

“Acho que há um paradoxo porque, na medida em que estamos enfrentando uma transição energética, tecnológica, digital, a minha sensação é de que estamos caminhando para um mundo mais injusto com maior concentração de conhecimento e riqueza, onde já estão concentradas. As tecnologias de mitigação já são comerciais, mas não em todo lugar, não para todo mundo. Cada vez que o mundo se torna mais tecnológico, aumenta-se o gap para aqueles que não têm acesso à tecnologia”, refletiu Suzana.

A professora destacou que a criação de um ecossistema de inovação requer a participação de governo, indústria e academia, “porque cada um tem expertise diferente”. “Precisamos de regulação e financiamento do governo e a escala e operação comercial da indústria. As grandes inovações como o chip ou a internet já se basearam nesse modelo tripartite. Nós precisamos estar atentos a esta nova era de conhecimento mais intenso, mais sofisticado, para termos justiça social, ambiental, climática”, concluiu a diretora da Coppe.

A palestra foi transmitida ao vivo e continua disponível no canal da Engie no YouTube.

Emergência Climática e Cidades

A professora Suzana Kahn participa nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, do I Seminário Emergência Climática e Cidades, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp). O evento será realizado na IABsp, das 16 às 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.

A diretora da Coppe será uma das debatedoras da mesa “Mobilidade urbana e eficiência energética”, que abordará a transição energética do setor, o transporte coletivo e a adaptação dos transportes à emergência climática, bem como a conexão entre desenvolvimento fundiário, desenho urbano, mobilidade e racismo ambiental.

Acesse a programação completa e inscreva-se.

• ciencia
  • Engie