Nova diretoria da COPPE toma posse
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 03/08/2007
O novo diretor da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, e o vice-diretor, Aquilino Senra, tomaram posse, no dia 6 de agosto, no auditório da instituição. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e de várias autoridades.
Eleitos pela comunidade no último mês de maio, Pinguelli e Aquilino estarão à frente da instituição até junho de 2011. Compõem a nova diretoria da COPPE os professores Segen Estefen, Diretor de Tecnologia e Inovação, Edson Watanabe, Diretor Acadêmico, e Guilherme Travassos, Diretor de Planejamento e Administração.
Conheça o perfil dos novos diretores da COPPE
Luiz Pinguelli Rosa nasceu no Rio de Janeiro. Bacharel em Física pela PUC – RJ (1967), é Mestre em Engenharia Nuclear pela COPPE (1969) e Doutor em Física pela PUC – RJ. Professor titular da COPPE/UFRJ, já orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado, é autor de mais de 150 artigos em periódicos científicos, publicados no Brasil e no exterior, e possui mais de 180 citações no Citation Index de publicações em revistas científicas internacionais indexadas. Desde 2004 é Secretário Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Membro da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2003, o professor integra o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC / ONU) e já foi agraciado com o Forum Award da Sociedade Americana de Física. No decorrer de sua carreira, recebeu a comenda com o grau de Chevalier de L’Ordre des Palmes Académiques, concedido em 1998 pelo Ministério da Educação da França; o Prêmio Golfinho de Ouro, categoria ciências, concedido no ano 2000 pelo Conselho Estadual de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e as Medalhas da Ordem do Mérito do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, em 2003.
Pinguelli já esteve à frente da Sociedade Brasileira de Física por dois mandatos e presidiu a Associação Latino-americana de Planejamento Energético, de 1994 a 1998. Também foi membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC – (1988 – 1989) e do Conselho Pugwash, (1999- 2001) – associação fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel que foi agraciada com o Nobel da Paz, em 1995. Esta é a quarta vez que Pinguelli assume a diretoria da COPPE. Já esteve a frente da instituição de 1986 a 1989, de 1994 a 1997, e em 2002, quando teve seu mandato interrompido para assumir a Presidência da Eletrobrás, cargo no qual permaneceu de janeiro de 2003 a maio de 2004.
Bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1974), Aquilino Senra é Mestre e Doutor em Ciências da Engenharia Nuclear pela UFRJ. Há 14 anos é professor Titular da UFRJ, lotado no Programa de Engenharia Nuclear da COPPE. O professor, que foi editor da Revista Brasileira de Engenharia Nuclear de 1986 a 1994, já orientou mais de 40 dissertações de Mestrado e teses de Doutorado e é autor de mais de 90 publicações em periódicos científicos e congressos. Já participou de mais de 30 projetos de desenvolvimento tecnológico e assina quatro capítulos publicados em livros especializados. Por três mandatos consecutivos, foi Presidente do Conselho Deliberativo da COPPE/UFRJ (2002-2005). Também foi membro dos Comitês Assessores do CNPQ (1988-1990 e 1993-1996) e da CAPES (1989-1993), coordenador da área de Engenharias da FAPERJ (1999-2002) e Presidente da Comissão de Pesquisa e Tecnologia da Associação Brasileira de Engenharia Nuclear (1984-1985).
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 1974, Segen Estefen é Mestre em Engenharia Oceânica pela COPPE e doutor pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine. Em 1984, tornou-se Professor Adjunto da UFRJ. Segen concluiu seu Pós-Doutorado pela Faculty of Marine Technology, Norwegian University of Science and Technology, em1992. Professor Titular de Estruturas Oceânicas e Tecnologia Submarina do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE / UFRJ, foi Diretor Geral da COPPE, de 1998 a 2002, e Diretor Acadêmico de 1994 a 1997. Pesquisador 1 do CNPq, orientou 35 dissertações de Mestrado e teses de doutorado e tem mais de 100 trabalhos completos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Edson Hirokazu Watanabe graduou-se em Engenheiro Eletrônico, em 1975, pela Escola de Engenharia da UFRJ e obteve o grau de Mestre em Ciências da Engenharia, pela COPPE, em 1976. Em 1981, concluiu o doutorado no Tokyo Institute of Technology, no Japão e tornou-se Professor Adjunto da COPPE, onde passou a desenvolver pesquisas na área de Eletrônica de Potência Aplicada a Sistemas de Potência. Professor Titular do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ desde 1993, Watanabe já orientou 53 dissertações de mestrado e teses de doutorado, sendo duas no Uruguai. O professor é membro do IEE-Japan, da Sociedade Brasileira de Automática, da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência, do CIGRE e das Sociedades de Power Engineering, Industry Applications and Power Electronics Societies do IEEE. Co-autor do livro “Instantâneous Power Theory and Applications to Power Conditioning”, publicado em 2007, pela John Wiley / IEEE/Press, Watanabe foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1995.
Graduado em Engenharia Elétrica na UFJF, em 1985, Guilherme Travassos concluiu o mestrado, em 1990, no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE, e o doutorado quatro anos depois. Entre 1998 e 2000, Guilherme fez seu Pós-Doutorado em Engenharia de Software Experimental, na University of Maryland-College Park/USA, onde atuou como professor visitante e coordenou projeto de linha de produto de software para satélite, junto ao Laboratório de Engenharia de Software da NASA/Goddard Space Flight Center. Pesquisador do CNPq, Guilherme é Professor Associado do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, onde já orientou mais de 29 teses de doutorado e mestrado. É membro do comitê diretivo da ISERN (International Software Engineering Research Network) e líder do comitê diretivo do IEEE/ACM International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement e membro da ACM (Association for Information Machinery) e SBC (Sociedade Brasileira de Computação). O professor também é autor de mais de 190 publicações em periódicos científicos e congressos e de 13 capítulos de livros especializados.