Novas regras da Capes reforçam importância do impacto social e da abordagem multidimensional na pós-graduação
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Data: 09/07/2025
A Capes divulgou em maio as novas diretrizes para a Avaliação Quadrienal da Pós-Graduação, que norteará o ciclo de 2025 a 2028, com atribuição de notas prevista para 2029. As mudanças reforçam a importância do impacto social dos programas, da qualidade das publicações científicas, da internacionalização estratégica e da interdisciplinaridade, adotando um olhar mais multidimensional para avaliar a excelência dos programas.
Uma das principais mudanças será a forma de avaliação da produção científica, que deixará de se basear apenas na classificação dos periódicos. A partir de agora, cada artigo será avaliado individualmente por meio de uma abordagem mais abrangente, que inclui: indicadores bibliométricos do periódico onde foi publicado; critérios qualitativos associados ao periódico; (c) indicadores bibliométricos diretos de citação do próprio artigo; e uma análise qualitativa de trabalhos de destaque. Essa nova metodologia busca oferecer uma avaliação mais precisa e contextualizada da relevância científica de cada publicação.
Outra inovação é a valorização de casos de impacto, nos quais os programas poderão demonstrar como suas atividades e resultados são percebidos e aplicados pela sociedade. A internacionalização também passa a ser compreendida como meio estratégico, e não como um fim em si mesma — incorporando desde a mobilidade acadêmica até a inserção de currículos com perspectiva global.
Além disso, a Capes detalhou os critérios que diferenciam os programas com notas 6 e 7, considerados de excelência. Para alcançar a nota máxima (7), o programa precisa demonstrar liderança no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), excelência em internacionalização, impacto social, interdisciplinaridade e boas práticas de pesquisa, e contribuir efetivamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Nesse novo cenário, a autoavaliação e o planejamento estratégico dos programas passam a ter papel central no processo avaliativo.
“A Coppe já vem se preparando para essa mudança de paradigma. Temos reforçado a formação interdisciplinar na pós-graduação, ampliado o diálogo com a sociedade e priorizado a qualidade com responsabilidade em nossas pesquisas. Essas novas diretrizes da Capes reconhecem que a excelência vai além dos números e está conectada ao impacto real que geramos”, destaca Jean-David Caprace, diretor Acadêmico da Coppe.
Para aprofundar o entendimento sobre as mudanças na avaliação da pós-graduação e promover um diálogo construtivo com a Capes, a Diretoria de Assuntos Acadêmicos está organizando uma série de eventos com a participação dos coordenadores de área.
As mudanças estão detalhadas no Documento Referencial e na Portaria nº 109/2025, disponíveis no site da Capes e no canal da instituição no YouTube (assista à íntegra).
Acesse as apresentações feitas pela Capes:
Novas Diretrizes Ciclo 2025-2028
Página com os Documentos do novo ciclo avaliativo 2025-2028
Áreas de avaliação relativas à Engenharia.
Engenharias I – Civil, Sanitária, Transportes
Engenharias II – Minas, Materiais e Metalúrgica, Química e Nuclear
Engenharias III – Mecânica, Produção, Aeroespacial, Naval e Oceânica
Engenharias IV – Elétrica e Biomédica
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