Nove professores da COPPE têm projetos selecionados no edital do Pronex-Rio
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 02/12/2003
A FAPERJ e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o resultado do edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) do Rio de Janeiro. Foram selecionados 59 projetos, que receberão um total de R$ 19,2 milhões nas áreas de Tecnologia, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Vida. Entre os dez projetos selecionados na área de Tecnologia, oito são da COPPE, além de um projeto selecionado na área de Ciência da Exatas e da Terra.
A seleção dos projetos foi realizada em duas etapas – uma no âmbito da FAPERJ, por especialistas de outros estados, e outra no âmbito do CNPq. Os projetos da COPPE são: “Engenharia geotécnica, hidrologia e reabilitação de áreas degradadas no sistema encosta-planície”, do Prof. Willy Alvarenga Lacerda; “Monitoramento permanente em tempo real da integridade estrutural de dutos”, do Prof. João Marcos Alcoforado Rebello; “Metodologias para melhoria da segurança e confiabilidade de sistemas de energia elétrica”, do Prof. Djalma Mosquiera Falcão; “Núcleo de Excelência em turbulência”, do Prof. Átila Pantaleão Silva Freire; “Membranas sintéticas para separações por transporte facilitado”, do Prof. Alberto Cláudio Habert; “Superfícies e catálise – geração de hidrogênio”, do Prof. Martin Schmal; “Processamento de Sinais e Aplicações”, do Prof. Luiz Pereira Calôba; “Cerâmicas Dentais”, do Prof. Tsuneharu Ogasawara, e “Algorítimos: engenharia e fundamentos”, do Prof. Paulo Augusto Silva Veloso.
O edital do Pronex-Rio foi lançado, no dia 29 de julho de 2003, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), via CNPq, e a FAPERJ. O programa é destinado a atender núcleos de excelência, formados por pesquisadores de comprovada competência, de reputação técnico-científica reconhecida nacional e internacionalmente, organizados para desenvolver projetos de pesquisa científica ou tecnológica inovadores, contribuindo significativamente para o avanço e difusão do conhecimento.