Núcleo de supercomputação da COPPE tem capacidade dobrada
Planeta COPPE / NACAD / Notícias
Data: 10/03/2008
Novos recursos computacionais tornam os supercomputadores da COPPE ainda mais poderosos. Ao adquirir uma nova arquitetura de cluster, o Núcleo de Atendimento em Computação de Alto Desempenho (Nacad) da COPPE passa ter a capacidade do seu atual servidor dobrada e fica preparado para atender às atuais e futuras demandas da comunidade científica brasileira, cuja produção requer cada vez mais rapidez de processamento e capacidade crescente de armazenamento de dados.
A COPPE inaugurou os novos recursos computacionais, dia 6 de março, na presença do Presidente da Capes, Jorge Guimarães, que proferiu a aula inaugural, dando início às comemorações dos 45 anos da instituição. A cerimônia de inauguração também contou com a participação do Secretário-Executivo do Sinapad, Eugênio Neiva, e do Gerente da Sillicon Graphic Inc., no Brasil, André Gardinalli.
O Núcleo de computação da COPPE é o primeiro do País a entrar em operação a partir do processo de renovação do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad). A renovação custou cerca de 7 milhões de Reais e foi financiada pelo Fundo de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Finep. O processo de renovação do Sinapad inclui oito instituições de pesquisa brasileiras: LNCC, COPPE, Unicamp, UFRGS, UFC, UFPE, UFMG, Inpe – CPTEC.
Atualmente o Núcleo de computação da COPPE disponibiliza recursos computacionais para projetos de pesquisa em vários campos do conhecimento, da ciência básica a aplicada, desenvolvidos na própria UFRJ e em outras instituições de pesquisa do País. Entre os projetos em andamento no Núcleo destacam-se o estudo para prevenção dos potenciais impactos ambientais da exploração de petróleo e gás na Amazônia, as pesquisas em genômica do HIV e da malária, o estudo da interação oceano e atmosfera nas mudanças climáticas, a otimização de sistemas de transmissão de energia elétrica, entre outros.
Para àqueles que entendem a linguagem, o Nacad ganhou uma arquitetura de cluster, o SGI Altix ICE 8.200, com 152 núcleos de Intel Xeon e 304GB de memória distribuída, e seu servidor ( SGI Altix 450) terá sua capacidade dobrada para 64 núcleos de processadores Intel Itanium2, com 128GB de memória global compartilhada. Esses equipamentos serão interligados por uma rede Infiniband e conectados a um servidor de armazenamento SGI InfiniteS